#ClaraNaRua! Norte-americano registra crescimento da filha ao lado de grafites em BH (e as fotos são encantadoras)

grafite
Divulgação/Facebook

Fazer fotos de crianças é muito comum para diversas famílias, não é mesmo? Desde que os pequenos são apenas bebês, até que ficam grandinhos, uma série de imagens são registradas para se montar o tradicional álbum de fotografias. E claro, o quartinho, o parque e a casa da vovó são alguns dos cenários mais vistos por aí. Mas em BH, existe um papai que resolveu fazer bem diferente. O norte-americano Hunter Peak, de 35 anos, tem fotografado a filha dele, desde que a menina era bem novinha, em lugares que tenham grafite. E o motivo é pra lá de especial.

Hunter já acumula quase 100 fotos da filha Clara, de 3 anos, feitas em diversas ruas da capital. Desde a fase em que usava carrinho até os dias atuais, o pai adora tirar fotos com os grafites compondo os cenários, sejam eles grandes desenhos coloridos ou até mesmo frases. Cerca de 50 fotos já formam um álbum compartilhado no Facebook de Hunter. A coleção de imagens é chamada de “Morning Street Art”. No Instagram, Hunter sempre usa a tag #ClaraNaRua.

grafite
Reprodução/Facebook

Tudo começou com o curioso fato de que Clara costuma acordar muito cedo. “Tinha vez que ela acordava 4h30 e não dormia mais”, conta Hunter em meio a risadas. E a solução para deixar a mãe dormir mais um pouco, a belo-horizontina Cassiana Peak, foi sair com a filha logo cedinho, entre 6h e 7h, para passear pelas ruas do bairro Anchieta, na região Centro-Sul de BH.

Grafite
Reprodução/Facebook

Hunter já tinha gosto pelo grafite e ao observar os desenhos pelas paredes foi que surgiu a ideia de fazer fotografias com Clara pelas ruas. Usando a câmera do próprio celular, os registros ganharam vida aos poucos. Mas, logo o interesse se expandiu e outros lugares de cidade foram descobertos. “Além do Anchieta, já fiz fotos no Sion, Savassi, Praça da Liberdade, Centro”, diz.

O interesse pela arte de rua é tão grande que pai e filha já têm uma lista com alguns artistas grafiteiros favoritos: Rogério Fernandes, André Gonzaga – o Dalata -, e Maria Raquel Bolinho. E os desenhos e formas que mais chamam a atenção de Clara são os que têm a cor amarela.

grafite
Reprodução/Facebook
grafite
Reprodução/Facebook

Já Hunter gosta quando consegue flagrar momentos do processo de produção do grafite. Certa vez ele conseguiu encontrar e conhecer o grafiteiro Dalata na Rua Minas Novas, no bairro Cruzeiro. O artista estava produzindo um de seus desenhos para decorar a parede de um bar. Claro, que não faltou o registro do momento:

Grafite
Reprodução/Facebook

Para Hunter, a quantidade de grafites e murais coloridos pelas ruas de BH é algo diferente e o que mais impressiona, já que em Durham, na Carolina do Norte, as artes de rua são poucas. “Lá não se tem tantos grafites como vemos aqui no Brasil”, afirma com o português meio enrolado. Mesmo diante de poucas possibilidades, ele sempre teve admiração pelo grafite. “As pessoas passam todos os dias pelo mesmo local, mas não param pra olhar o caminho”, pondera.

Grafite
Reprodução/Facebook

E se engana quem acha que as fotos da pequena Clara se tratam apenas de registros passageiros. Elas já viraram até presente. Hunter imprimiu várias imagens e montou um álbum para presentear a avó da menina, que mora nos Estados Unidos. Além disso, também montou um arquivo digital para que, futuramente, sejam vistas pela própria Clara.

Grafite
Reprodução/Facebook

“É uma forma de registro de memória, mas também uma maneira dela saber a situação do país naquela época. Assim como tem pessoas que guardam o jornal de datas importantes da criança, as fotos com grafite também mostram o que estava acontecendo na época dela de criança”, diz.

Além de BH, os dois já fotografaram no Rio de Janeiro e até em uma serra, nas proximidades da cidade mineira de Rio Verde, onde encontraram um grafite em meio à natureza.

grafite
Reprodução/Facebook

Hunter veio parar em BH depois de conhecer a esposa, nos Estados Unidos. O apreço do norte-americano pelo grafite é tão grande que ele usou uma fotografia com a expressão “+ Amor” para anunciar a chegada do segundo filho. O registro você confere logo abaixo e o álbum completo de Clara pode ser visto aqui.

Reprodução/Facebook
Foto postada por Hunter em seu Facebook para anunciar a chegada do segundo filho (Reprodução/Facebook)

 

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!