Chama o Síndico celebra prêmio de melhor bloco de carnaval de BH e anuncia novidades

Chama o Síndico desfila na semana que antecede o Carnaval (Divulgação/Primata Filmes)

Como já diz um dos integrantes da banda: “Para o Chama o Síndico, é festa o ano inteiro; não só no Carnaval!” O Chama o Síndico celebra o título de Melhor Bloco de Carnaval de BH, no 1º Prêmio Melhores de BH. O Bhaz foi conferir de pertinho um dos ensaios do bloco que arrasta milhares de pessoas e agita o povo ao som de Jorge Ben Jor e Tim Maia. Dá só uma conferida:

Além dos tradicionais desfiles de Carnaval, ao longo do ano o bloco participa de eventos, como festas de casamento e de formatura. E se apresenta em festivais de música e em algumas baladas. Se você adora o batuque do Chama o Síndico e tem interesse de levá-lo para sua festa, basta fazer contato pelo inbox da página do bloco no Facebook.

No Carnaval deste ano, o Chamo o Síndico levou para a rua 150 pessoas na percussão, 30 no coro, 30 na dança, 30 no sopro e mais alguns convidados, além de equipe técnica e cenográfica. Toda a organização e composição da apresentação surgiu de oficinas que foram promovidas meses antes. “Nós definimos o número de pessoas que gostaríamos que saíssem conosco tocando e abrimos as vagas para as oficinas”, relata Nara Torres, organizadora do bloco.

Chama o Síndico
Equipe de percussão do Chama o Síndico é composta por 13 músicos (Divulgação/Gabriel Cabral)

A banda do Chama o Síndico é composta por 13 pessoas, sendo elas as mesmas que compõem e puxam o bloco. Os artistas são: Nara Torres, Mateus Rocha, Juventina Dias, Thiago Ramos, Alaécio Martins, Bernard Machado, PG Rocha, Bruno Lima, Deilon Gomide, Sandra Leão, Rafael Eloi, Gustavo Negreiros e José Mauro.

Chama o Síndico
Equipe do Chama o Síndico ficou muito feliz ao receber o prêmio (Yuran Khan/Bhaz)

A primeira vez que o bloco saiu para desfilar no Carnaval de BH foi no ano de 2012. A ideia surgiu de Mateus Rocha e Nara Torres, num momento de descontração e diversão. E, no mesmo ano, o bloco já desfilou pelas ruas da capital mineira. “O  legal é que o Carnaval de rua de BH não é uma festa qualquer. É um Carnaval político, que promove ocupação do espaço público; democrático, sem área vip, sem camarote, abadá; feito pelo povo e para o povo”, afirma Nara.

Novidades

O mês de setembro vai trazer diversas novidades do Chama o Síndico. No mês acontecerão:

  • Próxima edição do Baile do Síndico. A festa, que acontece de dois em dois meses, promete grandes shows com presença de convidados. Acompanhe no Facebook do bloco todos os detalhes. Data, horário, local e valores serão postados lá;
  • Lançamento do primeiro EP (CD com número menor de músicas) do Bloco Chama o Síndico. Serão cinco músicas com arranjos do bloco em cima de sucessos de Jorge Ben Jor e Tim Maia. Haverá, ainda, o lançamento de um clipe da música “Menina Mulher”.
Chama o Síndico
1ª edição no Baile Chama o Síndico, na quadra da Cidade Jardim (Reprodução/Facebook)

Momentos Marcantes

Um dos momentos mais marcantes da história do bloco foi o encontro com Jorge Ben Jor. “Subimos no palco junto com ele. Foi uma participação relâmpago num show no Mirante Olhos D’Água, durante o Carnaval”, relembra Nara.

O grupo considera que todas as saídas do bloco foram muito marcantes. “A forma como a galera foi aderindo e como cresceu é muito legal. Virou um grande acontecimento. Algo que começou entre amigos e tomou grandes proporções”, afirma Mateus Rocha, organizador do bloco.

 

Carnaval 2018

A proposta das oficinas abertas ao público continua. São elas que, junto com o bloco, vão construir o que será levado para a rua no Carnaval 2018. As oficinas devem começar no mês de setembro. A divulgação será feita na página do bloco no Facebook. Um dos desejos é que Jorge Ben Jor venha para o bloco no próximo ano. “Podemos começar já a campanha ‘Vem Jorge Ben Jor'”, afirma Mateus, em tom descontraído. “Vai que a gente começa a falar, falar, falar e acontece”, entra Nara na brincadeira.

Chama o Síndico
Ensaio do banda Chama o Síndico (Yuran Khan/Bhaz)

1º Prêmio Melhores de BH

Promovido pelo Bhaz, o 1º Prêmio Melhores de BH elegeu os melhores estabelecimentos em 15 categorias. No início, 21 personalidades de Belo Horizonte fizeram indicações de estabelecimentos e lugares que consideravam os melhores na capital. Logo em seguida, os 5 mais indicados de cada categoria foram para voto do público. Durante dois meses, o público votou e, na categoria de Melhor Bloco de Carnaval de BH, elegeu o Chama o Síndico como vencedor.

 

 

 

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!