As temperaturas estão mais amenas, mas o frio volta a partir de sexta em BH

Massa de ar de origem polar derrubou temperaturas em todo o país

Depois de cinco semanas de frio intenso, a temperatura mais amena voltou a dar o seu ar da graça, nesta terça-feira, 9, em Belo Horizonte. À noite, diferentemente de outros dias, foi até possível sair sem agasalho. Hoje, a mínima foi de 11ºC, mas a máxima chegou aos 29º C. Outras capitais, como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, tiveram calor acima do normal para agosto. No Rio, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou máxima de 37,4ºC.

Mas, quem gosta de um calorzinho, não deve comemorar muito. O frio não acabou. Segundo a ClimaTempo, a partir desta quinta-feira, ventos frios e úmidos de uma massa de ar de origem polar extremamente forte que está sobre o mar, na costa da Argentina, começam a chegar ao Sul e ao Sudeste do Brasil. Estes ventos vão trazer o ar úmido do mar que vai se espalhar pelas áreas próximas do litoral.

O aumento de umidade vai facilitar a formação de muitas nuvens no decorrer desta quinta-feira. Curitiba e São Paulo poderão ter garoa à noite. No Rio de Janeiro, há possibilidade de chuva já pela manhã, mas com fraca intensidade. Com o vento constante moderado e frio e o aumento da nebulosidade, a temperatura tem uma acentuada queda nas três capitais. Em Curitiba e em São Paulo, segundo a ClimaTempo, a sensação será de frio. No Rio de Janeiro, a temperatura fica amena especialmente à tarde e à noite.

Em Belo Horizonte, o frio começa a chegar na sexta, interrompendo a sequência de dias de temperaturas mais amenas. Para esta quarta, a previsão é de uma mínima de 11ºC, chegando aos 14º na quinta. Porém, a partir de sexta-feira, já por influência da massa de ar polar, a temperatura começará a cair, chegando a 11ºC no domingo. Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, onde a mínima chegará a 16ºC na quinta, com a massa de ar polar, ela não passará de 12ºC no domingo. Em Maria da Fé, no Sul de Minas, que é considerada uma das cidades mais frias do Brasil, o clima continua gelado. Com a nova frente frio, a mínima chegará a 3ºC na sexta-feira.

Porém, em comparação com a onda continuada de frio que imperou sobre Minas Gerais durante o mês de julho, desta vez ele não será tão drástico. Sinal de que a transição para a primavera, estação caracterizada pelas temperaturas mais amenas,  já está em marcha. Para quem aprecia o frio, talvez seja o início da despedida.

Da Redação

Marcelo

Marcelo Freitas é redador-chefe do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!