Gangue explode banco e leva terror a cidade mineira; incêndio ameaça acervo histórico

(Reprodução/Facebook)

Um grupo de criminosos explodiu uma agência bancária na cidade de Pitangui, na região Centro-Oeste de Minas, na madrugada desta segunda-feira (4). Os homens tentaram arrombar os caixas eletrônicos da agência com dinamites. A ação saiu do controle e o banco foi incendiado.

Os suspeitos fugiram do local e trocaram tiros com a polícia. Além disso, outra agência teve a fachada completamente destruída pelos criminosos. Durante a fuga do local, o grupo trocou tiros com a polícia. As chamas foram controladas pelos bombeiros durante a manhã.

Segundo a Polícia Militar, ninguém ficou ferido e nenhum suspeito foi preso até o momento. Moradores da cidade, que tem apenas 27 mil habitantes, ficaram assustados com o estrondo das explosões e os tiros. Alguns moradores registraram o incêndio no prédio.

História em risco

A agência incendiada é do Banco do Brasil e, em seu anexo, está o arquivo histórico do judiciário da cidade. Segundo a presidente do Instituto Histórico de Pitangui, Maria José Valério, são arquivos do século XVIII, XIX e XX. “Foi um grande susto. Fomos acordados com os barulhos dos disparos. Aqui é uma cidade muito tranquila, eventos deste tipo deixam todos nós assustados. Estou aqui na porta do instituto desde às 3h da madrugada, quando cessaram os tiros. Há uma preocupação muito grande com os arquivos guardados”, conta.

As obras estão arquivadas em caráter temporário, no terceiro andar do edifício onde a agência foi consumida pelo fogo. O prédio original do instituto está sendo restaurado. De acordo com Maria, há muita fumaça no local, mas as obras estão intactas. “A grande perda foi de livros que faziam parte da biblioteca histórica da cidade e foram queimados. As obras estavam no segundo andar do prédio. É lastimável”, diz.

Apesar do susto, obras estão intactas (Reprodução/Wathssap)
Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!