Furacão Irma chega à Flórida; governo brasileiro abre embaixadas e consulados

Furacão Irma visto do espaço em sua passagem pelo Caribe

O furacão Irma tocou a terra neste domingo (10) nas ilhotas da Flórida, no extremo sul dos Estados Unidos, com ventos de até 215 quilômetros por hora (km/h), informou o Centro Nacional de Furacões (NHC). Em um boletim especial, emitido às 7h (horário local, 8h em Brasília), o NHC indicou que a parte norte do olho do furacão alcançou as ilhotas da Flórida, onde há horas se sente com força os embates do vento. As informações são da Agência EFE.

Irma, que deixou um rastro de pelo menos 25 mortos e consideráveis danos materiais no Caribe, se encontra a 25 quilômetros ao sudeste de Key West Em Miami, a força dos ventos e as chuvas geradas pelo furacão já começaram a fazer estragos na manhã de hoje. Há ruas inundadas e árvores caídas. As ruas, totalmente vazias, são iluminadas pela intensidade dos raios e o forte vento se deixa notar nos edifícios da cidade, que recebem o impacto de objetos que saem voando devido às fortes sequências.

Em Miami Beach, a popular Collins Avenue também se viu inundada e se teme que os efeitos possam ser muitos piores à medida o furacão vá se aproximando e gere um possível aumento do nível do mar, o que afetaria as numerosas áreas costeiras da região. As dimensões do Irma fazem com que os seus ventos com força de furacão se estendam até 130 quilômetros de seu centro e os de força de tempestade tropical sejam sentidos a até 350 quilômetros.

Há informações de que o Irma causou a morte de três pessoas na Flórida. Um homem morreu no sábado (9) quando a caminhonete que conduzia sofreu um acidente no condado de Monroe, onde se encontram as ilhotas, após perder o controle do veículo devido a um golpe de vento. Segundo a emissora de televisão ABC, outras duas pessoas morreram em um acidente no condado de Hardee, no interior da Flórida, devido às fortes chuvas provocadas pelo furacão.

Furacão Irma deixa um rastro de destruição por onde passa, como em Sint Marteen (Gerber van Es/Netherlands Minister of Defense)

Costa norte de Cuba ficou arrasada

Com ventos superiores a 250 km/h, o furacão Irma arrasou a costa norte de Cuba neste sábado (9). A destruição foi parecida com a que foi vista em outras ilhas do Caribe ao longo da última semana. O Irma passou pela província de Ciego de Avila por volta da meia-noite local. A imprensa estatal afirmou que foi a primeira vez desde 1932 que o olho de um furacão categoria 5 atingiu terra firme.

Nos dias anteriores à chegada do Irma, o governo da ilha evacuou dezenas de milhares de turistas estrangeiros de resorts na costa norte. Mais de 1 milhão de pessoas deixaram suas casas nas zonas vulneráveis do país. Irma também atingiu com força o centro da ilha, sobretudo as províncias de Camagüey e Ciego de Ávila, com rajadas de vento de até 260 km/h, informou a imprensa estatal, que citou o meteorologista Elier Pila. Ainda não há informações sobre mortos ou feridos.

Governo brasileiros abre embaixadas

O presidente Michel Temer colocou a rede de embaixadas e consulados brasileiros em “estado de alerta” para prestar todo o apoio necessário aos brasileiros afetados pelo furacão Irma, que já atingiu o sul da Florida na manhã de hoje (10). Em uma postagem na rede social Twitter, Temer disse que está acompanhando a chegada do furacão.

“Estou acompanhando com preocupação a chegada do furacão Irma à Flórida. Minha solidariedade à comunidade brasileira e a todos os afetados. Coloquei nossa rede de embaixadas e consulados em estado de alerta para prestar todo o apoio necessário aos brasileiros afetados”, disse o presidente.

Da redação, com Agência Brasil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!