Lula é denunciado sob acusação de corrupção passiva

Esta é a segunda denúncia contra Lula na Operação Zelotes

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi denunciado por corrupção passiva na tarde desta segunda-feira (11), pelo Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF). De acordo com as investigações, a denuncia foi feita sob acusação de aceitar receber recursos ilegais enquanto ainda estava na Presidência.

A denúncia é um desdobramento da Operação Zelotes, em que Lula é réu desde o ano passado. De acordo com a Procuradoria, o ex-presidente e seu chefe de gabinete na época, o ex-ministro Gilberto Carvalho, aceitaram uma proposta de vantagem indevida de R$ 6 milhões para o favorecimento de montadoras. O caso aconteceu em novembro de 2009.

O valor em dinheiro iria servir para arrecadação ilegal da campanha eleitoral do PT. Além de Lula, foram denunciados pelo Ministério Público outros cinco sob acusação de corrupção passiva. Veja a lista com os nomes e crimes cometidos:

  • Luiz Inácio Lula da Silva: corrupção passiva.
  • José Ricardo da Silva: corrupção ativa.
  • Alexandre Paes dos Santos: corrupção ativa.
  • Paulo Arantes Ferraz: corrupção ativa.
  • Mauro Marcondes Machado: corrupção ativa.
  • Carlos Alberto de Oliveira Andrade: corrupção ativa.
  • Gilberto Carvalho: corrupção passiva.

 Primeira denúncia na Operação Zelotes

A Operação Zelotes, da Polícia Federal, investiga um dos maiores esquemas de sonegação fiscal já descobertos no país. Foi deflagrada no fim de março de 2015, quando uma carta anônima foi entregue num envelope. Esta é a segunda denúncia contra o ex-presidente por investigação da Operação Zelotes. Na primeira, que aconteceu em 2016, ele e o seu filho Luiz Cláudio Lula da Silva se tornaram réus e respondem pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Stephanie Mendes

Jornalista e redatora do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!