Projeto ajuda mães a fazerem o Enem; cuidado com os filhos e aulas on-line

As mães que forem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mas que não tem com quem deixar os filhos podem procurar ajuda do projeto Mães do Enem. Em sua segunda edição, o objetivo do projeto é unir candidatas e voluntárias para cuidas dos filhos das participantes do exame.

Para a Fernanda Vicente, jornalista e idealizadora do projeto, o grupo de voluntárias deseja mostrar que “mulheres estão unidas e que são parceiras, cada uma com suas demandas”. Ano passado, foram atendidas 44 mulheres de cinco estados do país com o auxílio das voluntárias. As inscrições para a edição 2017 já estão abertas e podem se inscrever tanto voluntárias quanto mães.

Os serviços prestados pelo projeto vão além do cuidado com os filhos. As mães também recebem acompanhamento psicológico e realizam aulas online de língua portuguesa e de redação. Para participar é preciso entrar em contato pelo e-mail [email protected].

A escolha das voluntárias é feita após uma rígida análise de documentos, pois como se trata de crianças as mães ficam com receio para aderirem ao projeto. A mulher que quiser ser voluntária no projeto deve preencher uma ficha de inscrição e enviar cópia de seus documentos e comprovante de residência, e toda documentação é mantida em sigilo.

Após a análise das responsáveis pelo projeto, o nome é inserido na lista de voluntárias de acordo com o estado, cidade e bairro em que é feito o cadastro. A família da criança fica responsável por fazer a análise da vida da voluntária. Depois que a parceria entre a mãe e a voluntária é firmada, o projeto encaminha um termo de responsabilidade para as partes envolvidas assinarem.

Depois de ajudar as mães que prestaram o Enem, o grupo decidiu ampliar o projeto, auxiliando também as que estão na universidade. “Nós vimos que não basta só ajudar no período do Enem, porque essa mãe vai entrar na universidade e vai continuar com o problema de não ter com quem deixar o filho, de não poder frequentar”, diz Fernanda.

Nesse caso, o projeto é mais amplo e recebe vários tipos de ajuda, tanto o auxílio para ficar com filho para que a mãe universitária possa frequentar as aulas ou fazer provas, como ajuda com trabalho acadêmico, com empréstimo de livro, com carona solidaria. “Qualquer ajuda é bem-vinda”, diz Fernanda. Entre dez e 15 mulheres são atendidas por mês.

Da Agência Brasil

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!