Escola infantil Montessori com foco em autoeducação chega a BH

Divulgação/Escola Infantil Montessori

#Publipost – Esta publicação é patrocinada

O propósito essencial de uma educação Montessori é oferecer a cada criança um ambiente no qual ela possa desenvolver as habilidades e hábitos para uma vida de aprendizagem e felicidade. Belo Horizonte tem agora sua primeira escola Montessori, localizada na Avenida Afonso Pena, no bairro Serra. O cadastro para o recebimento de informações pode ser feito AQUI.

A metodologia da escola foi criada na Itália e difundida em todos os continentes sobre tudo Europa e Estados Unidos. Hoje, está presente em milhares de instituições, da pré-escola ao Ensino Médio, e faz parte da formação de muitas crianças e jovens brasileiros.

E como essa forma de educar pode auxiliar o desenvolvimento cognitivo de seu filho em pleno século 21? Que instrumentos ela fornece para que as crianças explorem seu potencial e construam seu conhecimento? Esta reportagem esclarecerá diversas dúvidas sobre o método.

Dra. Montessori (1870-1952), a primeira médica mulher na Itália e uma pioneira na educação, reconheceu a importância da aprendizagem na infância. Ela passou muitas décadas criando “O Método Montessori”, um programa integrado para atender às necessidades de desenvolvimento das crianças.

Divulgação/Escola Infantil Montessori

O que é?

O Método Montessori permite desenvolver habilidades motoras e sociais; aprender escrita, leitura e matemática; ciências da natureza; formas geométricas; habilidades de vida prática e tudo isso a fim de preparar para o futuro um jovem confiante, capaz de explorar o mundo fascinante ao seu redor.

Os pilares da escola podem ser entendidos da seguinte forma:

  • Autoeducação
  • Educação como ciência
  • Educação Cósmica
  • Ambiente Preparado
  • Adulto Preparado
  • Criança Equilibrada

A escola montessoriana parte da ideia de que a educação formal precisa se adequar ao ritmo evolutivo do aluno, e não o contrário, como costuma ocorrer no ensino tradicional. No método Montessori, a criança vai do mais simples ao mais complexo à medida que seus processos cognitivos forem amadurecendo, natural e intuitivamente.

Os pequenos assumem um papel ativo frente à própria aprendizagem, ou seja, eles são os protagonistas do processo educativo. Eles não absorvem conhecimento passivamente; eles o constroem a partir de sua percepção e interação com o mundo.

A criança vai se autoeducando ao lidar com o ambiente ao seu redor, explorando, testando, e se dedicando aos estímulos que despertam seu interesse. Como você verá a seguir, isso se dá pela forma com que a sala de aula é organizada e pelo papel que o professor desempenha.

“A parte mais importante da vida não é a idade dos estudos universitários, mas o período do nascimento até os seis anos. Pois é o momento em que a própria inteligência do homem, seu maior instrumento, está sendo formada.” (Dra. Maria Montessori)

O cadastro para recebimento de mais informações pode ser feito clicando AQUI.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).