Feira dos Países traz para BH cultura e tradições de diversos lugares do mundo

Evento acontece até o dia 22 de outubro em BH

Se você tem vontade de conhecer a cultura e os costumes de alguns países sem sair de Minas Gerais a Feira dos Países é uma boa opção durante o mês de outubro, em Belo Horizonte. A capital recebe desde a última quinta-feira (5) artesãos de 20 países, no BH Shopping, no bairro Belvedere, na região Centro Sul da cidade.

De acordo com a organizado do evento, Maria de Lourdes Makowiecky, o contato entre o público local com os artesãos estrangeiros proporciona enriquecimento cultural para as pessoas que comparecem à feira. “Estamos percorrendo o Brasil com a Feira dos Países e a receptividade do público tem sido muito positiva”, disse.

Entre os stands da feira, destaque para os produtos oriundos da Turquia. Com traços delicados os itens de decoração feitos à mão em cerâmica proporcionam efeito de sofisticação nos ambientes. A arte é realizada em objetos popularmente conhecidos como taças, lustres e tigelas.

Sede da próxima Copa do Mundo, a Rússia traz para o público as tradicionais Matrioskas – Bonecas Russas. Na cultura do país elas simbolizam amor, amizade e remetem à ideia de maternidade e fertilidade. Ser presenteado com uma Boneca Russa é a representação do desejo de vida longa e feliz.

Stand do Egito (Divulgação/Feira dos Países)

No stand do Egito, os visitantes têm acesso a peças de decoração que remetem aos contos infantis, como a lâmpada mágica de Aladim.  Acessórios para as mulheres, incluindo roupas para as danças árabes e papiros são outras atrações.

A feira traz ao público feminino joias e outras preciosidades. O Paquistão apresenta pulseiras, pingentes, colares e brincos com pedras como rubi, ônix e esmeraldas. Todo o material é cuidadosamente trabalhado e promete surpreender os visitantes.

Da Itália são trazidos diversos modelos de acessórios para os cabelos para moldar os famosos coques italianos e da Bolívia, uma linha requintada de artigos femininos. A culinária Árabe pode ser saboreada no stand da Síria que traz uma variedade de doces.

O Brasil também marca presença nos stands da feira. Escultura em cerâmicas, argila e madeira de diversos artesãos mineiros representam a arte popular da região de Minas Gerais.

Outros estados também apresentam seus produtos na feira, como o Rio Grande do Sul com os salames, queijos e vinhos típicos tradicionais do sul e bolsas feitas com aproveitamento de couro de cabra e pele de peixe.

A Feira dos Países tem entrada gratuita e permanecerá na capital até o próximo dia 22 de outubro.

Produtos do Senegal (Divulgação/Feira dos Países)

Serviço

Feira dos Países

Quando? de 05/10 a 22/10 – de segunda a sábado das 10 às 22h – domingos e feriados das 14h às 20h;

Onde? Estacionamento Piso Ouro Preto, 3º andar, BH Shopping – Rodovia BR – 356, 3049 – Belvedere, Belo Horizonte- MG;

Valor? Entrada gratuita.

A utilização do estacionamento segue as regras do Shopping.

 

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!