Personagem trans de novela da Globo é espancado e perde bebê; internautas reagem

Divulgação/Globo

A novela A Força do Querer, da Globo, está prestes a acabar e, na reta final, o personagem Ivan – que passa pelo processo de transexualização -, é um dos destaques do folhetim de Gloria Perez. No capítulo exibido nessa terça-feira (10), ele foi espancado quando ia para uma festa e a agressão vai fazê-lo, possivelmente, perder o bebê que esperava. Isso mesmo. Ivan foi designado como uma pessoa do gênero feminino ao nascer, mas decidiu fazer a readequação para o gênero masculino e se sentir confortável com o próprio corpo. E o processo não o impediu de engravidar do então namorado, Cláudio, já que ainda conta com órgãos femininos.

Nas redes sociais, a cena em que Ivan apanha virou assunto. Usuários do Twitter são os que mais repercutem as imagens. Muitos deles consideram o desenrolar da trama muito forte, principalmente pela possibilidade de o personagem sofrer um aborto decorrente das agressões. Por outro lado, alguns ponderam que a novela apenas mostra uma parte da realidade, já que o Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais em todo o mundo.

Para o colunista Nilson Xavier, do UOL, a novela escrita por Glória Perez reforça o valor do merchandising social na TV. Isso porque é capaz de levar informação ao público por meio do personagem Ivan, além de dar visibilidade ao assunto e promover debates. Outros núcleos da novela também possuem a mesma força, como é o caso de Silvana (Lília Cabral). Ela é viciada em jogar e enfrenta as duras consequências das ações que toma.

Veja parte da repercussão do episódio em que Ivan foi agredido:

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!