Memorial Vale e Praça da Liberdade recebem exposição de obras gigantes

Escultura representam animais em tamanho muito maior do que têm

Quem for à Praça da Liberdade hoje e nos próximos dias vai ter uma agradável surpresa. São 13 obras gigantes e coloridas dispostas no jardim e na fachada do Memorial Minas Gerais Vale e na Praça da Liberdade. A exposição acontece até o dia 12 de novembro. Durante a visitação, é possível encontrar enormes esculturas coloridas. Elas são desenvolvidas a partir de 4 mil bichos e outros objetos infláveis que, depois de concluídas, ganham novos significados.

As esculturas têm dimensões que chegam a 10 metros de altura por 15 metros comprimento. Parte delas é inspirada em dinossauros e a maior obra foi apelidada de “megassauro”. Para visitar e apreciar a exposição basta ir até a Praça da Liberdade ou até o Memorial Vale, respeitando o horário de funcionamento do museu. Lembrando que a entrada é gratuita.

Depois de México e Suíça, Belo Horizonte é a primeira capital a receber a exposição, que ficará em BH até dia 12 de novembro

O casal de artistas

As obras de Rosana Ricalde, que é natural do Rio de Janeiro, são compostas de metáfora poética, em que a palavra se torna imagem. E, assim, surgem infinitas possibilidades entre o conceito e o representado. Quase todas as obras da artista são construídas a partir da interseção entre literatura e artes plásticas

Já Felipe Barbosa, também do Rio de Janeiro, constrói suas obras a partir de elementos do cotidiano, como bolas de futebol, tampas de garrafa, notas de dinheiro e mesas de sinuca. Suas práticas dialogam com a arquitetura e seguem uma lógica baseada nos materiais encontrados no dia a dia.

Há 17 anos os artistas visuais Rosana e Felipe atuam em dupla. Em conjunto, eles desenvolvem projetos que buscam estabelecer diálogos com o meio urbano, como é o caso da exposição “Jardins Móveis”. Em conversa com o Bhaz, Barbosa disse que, em 2007, eles receberam o convite para uma mostra que aconteceria na Cidade do México. Ele afirma que a ideia era utilizar elementos que faziam parte da situação local.

Obras utilizam animais de plástico que foram montados de maneira a tomarem a forma de animais gigantes

Exposição tem carreira internacional

Desta maneira, o casal percebeu que na área de lazer do parque havia muitos itens infláveis, como balões, e assim surgiu a ideia de qual material usar para compor a exposição. “Depois de exposto na Cidade do México, em 2016, recebemos um convite para levar a apresentação para a cidade de Lausanne, na Suíça, e depois para o Brasil. Nunca tinha sido exposto aqui”, conta.

Em relação ao tamanho das obras, Barbosa diz que a ideia é que quem passe na rua já consiga visualizar as intervenções. “É um encantamento direto com o público. Pessoas de toda a cidade que passam na rua conseguem ver”, relata. Já segundo a artista plástica, Ricalde, que é esposa de Barbosa, a exposição não passa especificamente uma mensagem. “O ideal é que o público faça a leitura individual das obras”, conclui.

As esculturas estão expostas nos jardins da Praça da Liberdade e no Memorial Vale

Serviço

Exposição Jardins Móveis, de Rosana Ricalde e Felipe Barbosa

Quando?  8 de outubro a 12 de novembro
Funcionamento do museu? Terças, quartas, sextas e sábados: das 10h às 17h30, com permanência até 18h | Quintas: das 10h às 21h30, com permanência até 22h || Domingos: das 10h às 15h30, com permanência até 16h.
Onde? Praça da Liberdade, 640, Centro
Quanto? Gratuito

Stephanie Mendes

Jornalista e redatora do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!