Calorão! BH registra recorde de temperatura no feriado; 34ºC no fim de semana

No começo do dia há possibilidade de nevoeiro

O feriado dessa quinta-feira (12) registrou a maior temperatura do ano ao atingir os 33,1ºC. A informação passada pela Defesa Civil de Belo Horizonte aponta que o registro ocorreu na regional Pampulha entre 14h e 15h.

Porém, de acordo com o Instituto Tempo Clima da PUC-Minas, a maior temperatura registrada em BH foi nos dois primeiros dias deste ano. Na oportunidade, os termômetros atingiram os 33,4ºC. Mas esses números podem ser superados entre esta sexta-feira (13) e sábado (14). O meteorologista Heriberto dos Anjos alerta para a possibilidade da capital registrar 34ºC.

As altas temperaturas registradas no mês de outubro são normais, de acordo com o meteorologista. “Outubro normalmente é o mês mais quente do ano, pois a angulação do sol faz com que os raios incidam em nossa região de forma mais forte”, afirma.

Para o próximo domingo (15), há a possibilidade de pancadas de chuva em algumas regiões de BH. Mas, o tempo continuará quente com as temperaturas variando entre 16ºC e 28ºC no começo da semana.

Com o aumento da temperatura temos o registro da diminuição da umidade relativa do ar. Por isso, a Defesa Civil emitiu um alerta válido até o sábado (14).

Recomendações:

– Hidrate-se durante o dia;

– Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;

– Evite frituras;

– Durma em local arejado e umedecido por aparelhos

umidificadores, ou coloque uma bacia com água;

– Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;

– Evite banhos com água muito quente, pois, ressecam ainda mais a pele; se necessário use hidratante;

– Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;

– Em caso de incêndio em matas ou florestas, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!