Se aventure pelo mundo dos jogos e da interatividade no CCBB; DE GRAÇA

ccbb
Obra “O lugar de ouvir” (Maick Hannder/Bhaz)

Sabe aquelas brincadeiras de criança, de fazer castelo de cartas ou então, ligue-pontos? A exposição inédita, “Tropikos, Anotações sobre o Entorno e a Pessoa”, traz isso e muito mais para os belo-horizontinos. A nova mostra, do artista Chico Amaral, está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) até o dia 6 de novembro.

ccbb
Maick Hannder/Bhaz

Utilizando as galerias do térreo, o visitante é convidado a jogar com a arte. O artista mistura móveis, miniaturas, jogos, áudios e projeções. Você poderá ver uma canoa navegando no leite, escutar uma mesa cantar e ainda se contorcer para enxergar pequenos detalhes.

Algumas obras a interatividade é direta, como a do ligue-pontos, em que o público é convidado a ligar os pontinhos para formar palavras, frases e notas sobre o entorno da pessoa que provocam reflexões. Já em outras a interatividade acontece pelo ouvir: em “O lugar das coisas”, o público precisa abraçar numa mesa para ouvi-la cantando ou então se aproximar de caixinhas de som que estão espalhadas pela sala.

“Eu achei bastante interessante a forma como a exposição promove a interação. De quem ta vendo com a própria arte. Principalmente na do ligue-pontos”, disse o estudante Ciro, de 18 anos, que visitou a exposição.

Além disso, o olhar do público será redirecionado para questões sociais dos moradores de rua na obra “O berço”, com fotos de sem-teto abrigados sobre barracas de vidro dispostas em uma singela mesinha de centro.”O que mais gostei foi a forma como a exposição é reflexiva, trazendo elementos do cotidiano”, comentou o estudante Paulo, de 18 anos.

ccbb
Fotos em miniatura de moradores de rua (Maick Hannder/Bhaz)

O artista belo-horizontino Chico do Amaral tem uma longa carreira, com diversos prêmios e com foco no design editorial. Esta vivência em design transparece em seu trabalho pelo uso constante da palavra, da tipografia e por uma certa limpeza na composição das obras.

Confira mais detalhes sobre a exposição nesse vídeo exclusivo:

Serviço

TROPIKOS, ANOTAÇÕES SOBRE O ENTORNO E A PESSOA

Quando? até 6 de novembro de 2017.

Horário? de quarta à segunda, das 9h às 21h. O CCBB não funciona às terças.

Onde? CCBB (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)

Valor? Gratuito

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!