Prefeito de Contagem anuncia ampliação do metrô até bairro Eldorado

Com ampliação, metrô deve chegar também ao bairro Eldorado, em Contagem

O Metrô de Belo Horizonte vai ganhar mais uma estação, alcançando o principal centro comercial de Contagem, o bairro Eldorado. O anúncio da ampliação do metrô foi feito pelo prefeito de Contagem, Alex de Freitas, em Paris, onde proferiu aula magna para a comunidade lusófona na Universidade Paris-Sorbonne. Segundo ele, o anúncio será feito no próximo dia 30 pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo.

“Vamos anunciar a ampliação de mais uma estação. A primeira de duas que esperamos tirar do papel. O metrô beneficia os mais carentes. Transporte limpo, confortável e rápido. É menos tempo no trânsito e mais momentos com a família e os amigos. Não se assustem com o tamanho do otimismo com mais uma linha de metrô. Por tudo que acontece no Brasil, essa linha, que vai chegar até o Eldorado, nosso principal centro comercial, é um avanço histórico”, disse Alex de Freitas, que recebeu menção honrosa da universidade.

Durante a aula magna, ele anunciou o investimento de mais de R$ 450 milhões em educação até o final de 2019, investimento que, segundo ele, é quase dez vezes maior do que o aplicado pelo governo anterior. “A única maneira de promover justiça social autêntica é com investimento maciço e permanente em educação. A educação transforma pessoas e as pessoas transformam o mundo”, apontou. Uma das diretrizes da atual gestão foi a valorização dos servidores, incluindo os professores da rede municipal.

Alex de Freitas proferiu aula magna para comunidade lusófona da Surbonne (Prefeitura de Contagem/Divulgação)

Para que Contagem avance no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o prefeito aposta, entre outros projetos, na construção da escola em tempo integral. Segundo ele, serão oito até 2020, uma por regional. “Sem medo de errar, asseguro que não há nada parecido em Minas Gerais. Piscina aquecida, quadras de esporte, salas de robótica, espaço para artes, centro de línguas estrangeiras, enfim, uma estrutura que poucas escolas particulares no Brasil têm”, afirmou

Em sua fala, ele descreveu também os investimentos na área de saúde. “A única maternidade da cidade operava com menos de 30% de sua capacidade e sem as mínimas condições dignas de atendimento. Trabalhamos muito e investimos pesado. O resultado foi que, em seis meses, inauguramos o CTI Neonatal, o Atendimento Pediátrico de Urgência e aumentamos em cinco vezes o número de leitos infantis. Precisamos de somente seis meses para entregar a melhor maternidade pública de Minas Gerais”, ressaltou.

 

Marcelo

Marcelo Freitas é redador-chefe do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!