[Acelera aí] Novo BMW Série 3: tem fornada nova de Araquari

Novo BMW Série 3

Isso mesmo! Produzida na fábrica da BMW em Araquari (SC) desde 2014, a Série 3 2018 já está nas concessionárias. A família, que é a mais vendida da marca alemã, passou por um “fino tapa” no visual externo (como faróis e lanternas com máscara negra) e interno (como novos materiais e guarnições em alumínio). Os preços variam de R$ 156.950, cobrado pela versão 320i Sport; até R$ 239.950, referente à opção 328i M Sport.

Conjunto óptico com máscara negra, acabamento interno mais refinado, nova geração do sistema de infotainment com tela sensível ao toque e velocímetro digital, até então um item inédito no Série 3. Esses são os principais destaques da nova gama. A nova família chega com os seguintes preços: R$ 156.950 (320i Sport), R$ 169.950 (320i Sport GP), R$ 191.950 (320i M Sport), e R$ 239.950 (para a versão topo de linha 328i M Sport).

O novo BMW Série 3 passou por pequenas mudanças no visual externo: faróis com iluminação em LED e máscara negra, também presente nas lanternas traseiras, que misturam bem sobriedade com esportividade. A lente escura acentua a luminosidade da dupla auréola dos faróis, assinatura visual da BMW, proporcionando melhor nitidez quando elas estão acesas. O mesmo acontece com as lanternas, que ganharam brilho mais intenso e acurado quando acesos ou quando os freios são acionados.

Por dentro, a Série ganhou novos materiais. As versões 320i Sport e 320i Sport GP incorporaram guarnições em alumínio acetinado ao redor das saídas de ventilação e dos botões dos sistemas de áudio e climatização; que também ganharam moldura negra de acabamento High-gloss. Agora, o volante multifuncional tem perfil esportivo (Sport Line) e vem com alavancas (paddle shifts) para trocas de marcha na parte de trás, além de controle de velocidade de cruzeiro.

A versão de entrada 320i Sport tem como principais equipamentos faróis em LED, rodas de liga leve de 17 polegadas, câmbio automático esportivo com paddle shift atrás do volante, bancos esportivos com regulagens elétricas, ar-condicionado digital dual zone, controle de cruzeiro, câmera de ré e sensores de estacionamento traseiro. A opção 320i Sport GP, por sua vez, traz teto solar, som HiFi, sistema de navegação com ConnectedDrive e Apple Car Play.

Já a versão 320i M Sport agrega ainda pacote aerodinâmico M, acabamento externo BMW Individual em High-gloss Shadow Line e rodas de liga-leve M Double Spoke de 18 polegadas, além de volante M e teto com revestimento BMW Individual em Anthracite. A opção topo de linha 328i M Sport ainda vem equipada com rodas de 19 polegadas com novo design, faróis adaptativos, velocímetro digital e Comfort Access, que permite abrir as portas e a tampa do porta-malas sem a necessidade de tirar a chave do bolso.

O Série 3 2018 vem de fábrica conectado à internet. O acesso é feito por meio de um SIM Card que permite ao cliente obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, entre outras funcionalidades disponibilizadas pelo sistema ConectedDrive. Por meio deste recurso, o usuário é alertado sobre a necessidade de manutenção de componentes (Teleservices); recebe informações sobre pontos de interesse, programações de salas de cinema, recomendações de restaurantes, efetua reservas em hotéis (Concierge); e pode acionar os serviços de emergência em caso de acidente (Chamada de Emergência Inteligente).

Outro recurso disponível na nova Série 3 é a preparação para Apple Car Play, oferecida a partir da opção 320i Sport GP. Por meio dela, o cliente pode transferir a interface de algumas funcionalidades do iPhone para o sistema de infotainment do veículo com a ajuda de conexão sem fio (wireless). A partir da 320i Sport GP, todas as versões do Série 3 passam a contar com a nova geração do sistema de Navegação Professional ID6 com tela de 8,8 polegadas sensível ao toque, leitor de DVD, HD de 20GB e tecnologia ConnectedDrive.

Sob o capô, está o já conhecido motor 2.0 de quatro cilindros em linha TwinPower Turbo, ActiveFlex, que gera força para as rodas traseiras. Na versão 320i, ele gera 184cv de potência (a partir de 5.000rpm) e torque máximo de 27,5kgfm (entre 1.250 e 4.500rpm), abastecido com álcool ou gasolina; e está acoplado a um câmbio automático esportivo de oito marchas. Com esse conjunto, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e atinge os 235km/h de velocidade máxima. Já no BMW 328i, o motor TwinPower Turbo rende 245cv de potência e torque de 35,7kgfm (entre 1.250 e 3.500 rpm), e faz com que o sedã atinja 250km/h de máxima e acelere de 0 a 100 km/h em 5,9 s.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!