Bombeiros resgatam idosos ilhados e intensificam ação em cidades atingidas pelas chuvas

O Arcanjo dos Bombeiros foi enviado para auxiliar as buscas

O Corpo de Bombeiros continua atuando em cidades do interior de Minas Gerais devido às fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. Destaque para o distrito de Águas Férreas, próximo à cidade de São Pedro dos Ferros, onde 15 pessoas ilhadas foram resgatadas, na madrugada desta terça-feira (5). A maioria dos socorridos eram idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

O grande volume de água foi um dos fatores dificultosos para ação de resgate. Em determinados trechos foi preciso atravessar a nado para que as buscas pudessem ser feitas. De acordo com os bombeiros, as moradias de Águas Férreas e Vista Alegre foram praticamente tomadas em sua totalidade pelas águas.

Em Ponte Nova, na Zona da Mata Mineira, foi instalado um posto de comando para auxiliar as ações em cidades vizinhas. Foram enviadas quatro equipes da capital para reforçar as ações de busca e salvamento. O helicóptero Arcanjo também foi enviado para auxiliar.

Na cidade de Urucânia, quatro pessoas continuam desaparecidas. Elas foram arrastadas pela força da enxurrada, próximo a região conhecida como Usina Jatiboca. Já em Rio Casca uma ponte cedeu com a força das águas. Motoristas estão utilizando um caminho alternativo para circular pela região. Nessa segunda-feira (4), parte da rodovia que dá acesso à cidade foi interditada.

Donativos estão sendo arrecadados

Como forma de auxiliar as famílias que perderam seus bens com as chuvas, o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) realiza campanha de arrecadação de donativos. Todo material será enviado para municípios mineiros atingidos pelas chuvas neste começo de dezembro.

A campanha faz parte projeto Abraça Minas, criado após o rompimento da barragem de Fundão, no distrito de Bento Rodrigues. Para a diretora de Assistência Social, Maria Cristina, a função do projeto é “atender a população de forma emergencial”.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!