‘Desafio das Gerações’ promove troca de experiências e atividades gratuitas em BH

Promover a integração e a troca de experiências. Essas são as propostas do Desafio das Gerações, evento que o Senac realiza no PlugMinas (Rua Santo Agostinho 1441 – Horto – Plug Minas) nesta quarta-feira (6), das 14h às 18h. Gratuita e aberta ao público, a iniciativa terá uma programação de palestras e dinâmicas envolvendo pessoas de todas as idades e contará com a participação do Movimento 60+, uma vertente que cresce em todo mundo com a proposta de resignificar a longevidade.

Às 14h haverá uma palestra sobre Envelhecimento Ativo e Intergeracionalidade, com Andréia Duarte, coordenadora técnica social do Sesc. Às 14h30 inicia a palestra sobre protagonismo e empreendedorismo após os 60 anos, com a terapeuta ocupacional e representante do Lab60+, Gal Rosa. Já às 15h20, acontecerá uma atividade prática que vai permitir a integração entre gerações. No encerramento, a partir de 16h20, o grupo vai compartilhar as impressões e aprendizados vivenciados.

De acordo com Kelli Andrade, diretora do Núcleo de Criação e Design do Senac no PlugMinas, essa atividade é voltada para os estudantes do PlugMinas e para todo o público interessado. “Trabalhamos com nossos alunos a importância da inclusão, da diversidade, da autenticidade e o tema da intergeracionalidade é muito oportuno, já que o fenômeno do envelhecimento populacional é uma realidade em todo o mundo, incluindo o Brasil. Estamos estimulando a participação de toda comunidade para debatermos esse tema tão importante para um futuro que está muito próximo”, observa.

Júlia Bello, professora de consultoria de imagem do Senac, explica que a programação foi pensada para aproximar os jovens de pessoas acima de 50 anos, estimular a empatia e conscientizar sobre a importância da troca de experiências entre gerações. “Precisamos reduzir o fosso geracional entre jovens e seniores que existe na sociedade e tende a crescer. Também precisamos despertar a comunidade para duas realidades: a primeira é que o tempo passa e a velhice vai chegar para todo mundo e precisamos nos preparar para um futuro com uma população idosa ativa. A segunda é que as pessoas acima de 50 anos são produtivas, podem ser empreendedoras, se quiserem, e têm muito a contribuir para a sociedade”, analisa.

As inscrições antecipadas podem ser feitas pelo telefone (31) 3343-5600.

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!