BH foi fundada no dia 12 de dezembro, mas a comemoração é hoje; entenda a confusão

Nossa Senhora da Conceição é tida como a padroeira de BH. Mas não é

O feriado de hoje, 8 de dezembro causa muita confusão na cabeça das pessoas. A pergunta principal é: se o aniversário de Belo Horizonte é 12 de dezembro, que deveria ser feriado, e não é, por que o dia 8 é? Vamos à explicação: 8 de dezembro é feriado por conta de uma lei municipal de 1967 que torna oficiais no município quatro feriados religiosos: sexta-feira da Semana Santa; Corpus Christi (feriado móvel que normalmente é comemorado em junho); 15 de agosto, dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de Belo Horizonte, e 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição. O dia de hoje era um feriado nacional, mas por falta de embasamento legal, esta comemoração tornou-se apenas local, já que por aqui havia muitos devotos da santa.

12 de dezembro é a data de fundação de Belo Horizonte. É o aniversário da cidade. Então, para não ficarem dois feriados tão próximos – 8 e 12 de dezembro – no dia 8, é celebrado não só o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, mas também o aniversário de Belo Horizonte.  A ideia foi juntar dois feriados para serem comemorados em um mesmo dia, o que também contribui para aumentar a confusão, já que muitas pessoas passaram a acreditar que a padroeira de Belo Horizonte é Nossa Senhora da Conceição, esquecendo-se de Nossa Senhora da Boa Viagem, cuja comemoração ocorre em 15 de agosto, um feriado municipal.

Na prática, a junção dos dois feriados, valorizou a comemoração de Nossa Senhora da Conceição que, erroneamente, passou a ser confundida como a padroeira da Capital. Padre Marcelo Silva, pároco da Igreja da Boa Viagem, reconhece a confusão, já que algumas pessoas relaciona, sem entenderem muito a razão, o feriado de 15 de agosto com o de 8 de dezembro. Porém, essas duas datas não têm nada em comum, como ele faz questão de ressaltar.

Marcelo

Marcelo Freitas é redador-chefe do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!