Governo Federal reconhece estado de emergência em 14 municípios de MG

Buscas em Urucânia, na Zona da Mata, prosseguem nesta sexta

O Ministério da Integração Nacional reconheceu nesta quinta-feira (7), por meio de uma portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), divulgada no Diário Oficial da União, a situação de emergência de 14 municípios de Minas Gerais atingidos por fortes chuvas nos últimos dias. O reconhecimento tem o objetivo de acelerar as ações federais de resposta ao desastre, considerado de alta intensidade.

Os municípios reconhecidos são Abre Campo, Caeté, Lajinha, Nova Serrana, Pedro Leopoldo, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Santa Cruz do Escaldado, Santo Antônio do Grama, São José do Mantimento, São Pedro dos Ferros e Urucânia.

O Ministério da Integração Nacional informou que está apoiando os municípios atingidos por temporais desde o dia 29 de novembro e que enviou uma equipe técnica para atuar nos municípios de Ribeirão das Neves e Caeté, onde serviços essenciais foram bastante afetados. A situação de emergência em Ribeirão das Neves também foi reconhecida no dia 5 de dezembro.

Bombeiros localizam corpo em Urucânia

Nesta sexta-feira (8), o corpo de mais uma vítima do temporal que assolou as cidades de Urucânia e Rio Casca, na Zona da Mata, no último domingo (3) pode ter sido encontrado. Durante as buscas pelos desaparecidos, foi encontrado, em um córrego que deságua no rio Casca, em Urucânia, o corpo de uma mulher.

Entretanto, de acordo com o Corpo de Bombeiros, só será possível confirmar as condições da morte após a perícia. O corpo foi encontrado durante as buscas de três desaparecidos, vítimas das chuvas em Rio Casca. Dentre eles estão uma senhora de 66 anos que pode, inclusive, ser a pessoa localizada nesta sexta. Mas só  após a avaliação da Polícia Civil, será possível oficializar se o corpo é, de fato, de uma das vítimas da chuva.

Caso fique confirmado que o corpo encontrado nesta sexta-feira é de um dos desaparecidos, o número de mortos em decorrências dos temporais este ano em Minas subirá para sete, segundo os dados da Comissão Estadual de Defesa Civil (Cedec). Os bombeiros ainda procuram por três desaparecidos de Urucânia e por  um homem que desapareceu em Vespasiano, em 3 de dezembro.

Hoje, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta da possibilidade de ocorrerem chuvas de fortes a moderadas de hoje até 8 da manhã de amanhã. De acordo com a Defesa Civil, a previsão é de que nesse período, chova entre 20 a 40 milímetros em Belo Horizonte.

Redação Bhaz, com Agência Brasil

 

Marcelo

Marcelo Freitas é redador-chefe do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!