Sol não aparece no feriado; previsão é de chuva em todo o Estado

Chuvas serão de fraca intensidade

Quem estava esperando um feriado de tempo bom e muito sol, pode,  literalmente, “tirar o cavalinho da chuva”. Em Belo Horizonte e Região Metropolitana, o tempo vai ser instável, com chuvas a qualquer momento, segundo previsão do Climatempo.  A previsão de tempo instável é para todo o Estado, já que Minas faz parte do sistema de alta pressão atmosférica denominado “Alta da Bolívia”, que continua muito ativo e influenciando o tempo em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

A previsão é que deve chover mais no Vale do Jequitinhonha e nas regiões Oeste e Norte de Minas. Para o final de semana, a expectativa é de maiores períodos de sol, embora o risco de fortes pancadas de chuva permaneça, inclusive sobre a Região Metropolitana de Belo Horizonte e áreas que já estão sofrendo enchentes, como a Zona da Mata e o Vale do Rio Doce, que receberam grandes volumes de chuva no começo da semana.

Em Governador Valadares o nível do Rio Doce  baixou um pouco, depois de ter atingido a cota de 3,26 metros na quarta-feira, seis centímetros acima da cota de alerta, que é de 3,20 metros. Com 3,6 metros, o Doce entraria na cota de inundação, o que não ocorreu. A tendência para as próximas horas, segundo boletim do Serviço Geológico do Brasil, é que o nível do rio baixe. Na Zona da Mata, o nível do Rio Muriaé também baixou, voltando para a situação de atenção, segundo o Serviço Geológico do Brasil. No dia 5, o nível do rio atingiu a cota de alerta, que é de 4, 5 metros.

 

Marcelo

Marcelo Freitas é redador-chefe do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!