Atraso de pagamentos paralisa atendimentos no Hemominas e compromete doações de sangue

Doações de sangue acontecem em 50% da média do dia

Como continuidade da manifestação contra o atraso de pagamentos, profissionais do Hemominas, em Belo Horizonte, realizam uma paralisação parcial nesta terça-feira (13). Com isso, pacientes que estavam com a primeira consulta agendada, para o dia de hoje, não serão atendidos. Somente metade dos doadores de sangue vão passar pela triagem ao longo do dia.

Em conversa com o Bhaz, a médica Flávia Loureira, que trabalha na instituição como clínica, afirmou que a principal revindicação do Hemominas é a reposição do quadro de funcionários. “A cada dia recebemos novos médicos para atenderem os pacientes e isso é ruim pois não permite que seja criado o vínculo desejável entre paciente e doutor. Além dos médicos necessitamos de farmacêuticos e profissionais técnicos, como os de enfermagem”, disse.

Faixas foram colocadas no Hemominas (Divulgação/Leandra Cunha Moreira)

O atraso no pagamento dos salários tem atrapalhado os profissionais, que ainda não receberam o vencimento do mês de novembro. “Fazem a escala porém não cumprem o prometido. Disseram que no próximo dia 14 será efetuado parte do nosso pagamento”, ressalta.

Na próxima segunda-feira (18) será realizada uma reunião com o secretário de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Helvêcio Magalhães, onde será cobrada a agilidade na aprovação do plano de carreira. “O Estado não está dialogando com nós. Enviamos nosso projeto do plano e até o momento não recebemos resposta deles. Esperamos contar com o Helvêcio que também é médico”, concluiu.

Divulgação/Leandra Cunha Moreira

O Sindicato dos Médicos do Estado de Minas Gerais (Sinmed) reivindica a falta de estrutura e de equipamentos. “As instalações estão velhas e estrutura é precária, é necessário reparos na saúde”, alega o sindicato.

Nessa segunda-feira (12), profissionais dos hospitais João XXIII e João Paulo II paralisaram os serviços atendendo somente pacientes em situação de emergência e urgência. No próximo dia 20 de dezembro uma assembleia será realizada para definir se acontecerá paralisação total da rede de saúde.

Divulgação/Leandra Cunha Moreira
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!