Moradores do bairro Gutierrez denunciam envenenamento de gatos

Moradores espalharam cartazes alertando donos de animais

Moradores do bairro Gutierrez, na Região Oeste da capital, denunciaram a morte de quatro gatos comunitários (que vivem na rua e são alimentados pelos moradores) entre os dias 26 e 27 de dezembro. A suspeita é de envenenamento, já que os animais foram encontrados salivando nas ruas Fernando Feio e Benjamin Jacob.

De acordo com Daniela Pereira Moreira, protetora e voluntária do Movimento Mineiro pelos Direitos Animais (MMDA), já foi feito o boletim de ocorrência e o caso foi encaminhado para a Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Contra a Fauna. Ela afirma ainda que fez uma orientação aos moradores locais. “Avisamos os moradores que andam com os animais para tomar cuidado. Já que não sabemos exatamente onde o veneno foi colocado”, conta.

Quatro animais foram encontrados mortos nos dias 26 e 27 de dezembro (Reprodução/MMDA)

Como precaução aos ataques, a voluntária diz que cartazes estão sendo espalhados e a água colocada nas ruas para outros animais comunitários está sendo frequentemente trocada. “Cartazes estão sendo espalhados pelo bairro e estou colocando carvão ativado na água dos animais”, explica. Segundo a protetora, a solução é colocada na água para ajudar em casos de ingestão de veneno. A ideia é que ajude na desintoxicação.

Envenenar animais é um crime previsto na Lei federal 9.605/98, art. 32 (Lei de Crimes Ambientais) e Lei MG 22.231/2016. Há, ainda, punição para quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos. A pena pode ser a detenção de três meses a um ano e multa.

Stephanie Mendes

Jornalista e redatora do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!