Parque do Rola Moça é fechado por causa da febre amarela; Brumadinho tem segundo caso confirmado

Divulgação/Instituto Estadual de Florestas (IEF)

Após a morte de um homem de 51 anos por febre amarela em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, a Secretaria de Estadual de Saúde (SES) confirmou, na tarde desta sexta-feira (5), que um outro morador da cidade, de 37 anos, está também com a doença. O exame dele deu positivo.

Diante dos casos a SES está enviando equipes para Brumadinho para fazer a vacinação de casa em casa. Para conseguir imunizar o maior número de pessoas, o horário de vacinação foi estendido das 17h para às 21h.  “Os agentes estão indo inclusive na zona rural, para fazer a vacinação, e vamos começar a fazer a vacinação noturna, porque tem gente que só pode ser encontrada no domicílio à noite, porque durante o dia, às vezes, está na zona rural trabalhando”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Sávio de Souza Cruz.

Entre as medidas anunciadas por Cruz está a antecipação de recursos para municípios em alerta para a febre amarela e o pedido de auxilio ao Governo Federal no combate à doença. Além disso, para evitar a transmissão da febre amarela, o governo em, reunião com o governador Fernando Pimentel, decidiu fechar o Parque Estadual da Serra do Rola Moça à visitação.

A recomendação também foi feita ao Museu Inhotim para que suspendesse as atividades. No entanto a direção informou por nota que preferiu tomar outra medidas como a distribuição de repelentes. Lembrou também que não foram identificados mosquitos transmissores da doença no local e que não registrou nenhum caso em suas dependências. Eles informaram que os funcionários foram vacinados e devidamente informados sobre a doença.

Segundo informações da SES, o Estado tem em estoque 1,4 milhão de vacinas contra a febre amarela e já pediu ao Ministério da Saúde mais 1 milhão de doses. Souza Cruz afirmou que da falta de vacinas o estado não padece.  A cobertura vacinal do Estado é de 81% atualmente e a meta é chegar a 95%. Ainda há 3,7 milhões mineiros sem imunização. Em Minas, 21 cidades registraram ao longo de 2017 mortes de macacos causadas pela febre amarela.

Por orientação da Secretaria Municipal de Saúde Belo Horizonte, o Parque das Mangabeiras, o Mirante e o Parque da Serra do Curral estão fechados na capital.

Nota

Nota sobre suspensão de atividades no Parque Estadual da Serra do Rola Moça

O Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), suspendeu na tarde desta sexta-feira, 5 de dezembro, as atividades públicas no interior do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, em Brumadinho, na Grande BH. A medida foi adotada depois que um morador da cidade, que está internado no Espírito Santo, recebeu o diagnóstico de febre amarela. Além dele, um vizinho morreu por causa da doença. Os dois casos foram confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta sexta-feira.

Diante da circulação do vírus na região do parque, foi suspensa temporariamente a realização de trilhas, visitas guiadas e demais atividades recreativas.

A estrada que corta a unidade de conservação, no entanto, está com tráfego liberado, uma vez que é uma importante via pública de acesso aos municípios e condomínios da região.

O IEF já está providenciando faixas e panfletos para orientar a população sobre a suspensão das atividades recreativas. A Semad recomenda que a população siga todas as instruções da Secretaria de Saúde, que podem ser encontradas no site www.saude.mg.gov.br.

Jefferson Lorentz

Jeff Lorentz é jornalista e trabalhou como repórter de pautas especiais para o portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!