Lula tem recurso negado pela Justiça ao pedir para ser ouvido antes do julgamento

Último recurso de Lula seja julgado pelo STF no dia 4 de abril

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) não terá facilidade para convencer os juízes do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) de que não cometeu os crimes de lavagem de dinheiro e de corrupção passiva no caso do triplex, localizado no Guarujá. Em primeira instância, o petista foi condenado a nove anos e meio de prisão.

Se não bastasse a tensão pré-julgamento, Lula sofreu uma derrota, nessa terça-feira (16), ao ter negado o pedido para que fosse ouvido antes da próxima quarta-feira (24), dia de seu julgamento. A defesa do petista questiona que o juiz Sérgio Moro condenou o ex-presidente o acusando, quando antes deveria realizar a apuração dos fatos.

No entanto, isso não foi suficiente para convencer o desembargador João Gebran Neto, relator dos processos da Lava Jato. “O eventual deferimento do reinterrogatório passa, necessariamente, pela apreciação das alegações de invalidade daquele prestado perante o juízo de origem”, disse o relator.

A proximidade do julgamento de Lula tem movimentado o país nos últimos dias. Seja favorável ou não, o assunto tem sido debatido constantemente. No começo desta semana, o presidente do TRF4 desembargador Thompson Flores se reuniu com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) ministra Carmem Lúcia e falou sobre as ameaças recebidas pelos desembargadores que julgarão Lula.

No princípio do mês, foi enviado um ofício sobre as ameças recebidas por telefone e e-mail direcionadas ao TRF4.

A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffman afirmou, em entrevista, que para a Justiça prender Lula será necessário “matar muita gente“. Ela também destacou que caso Lula seja condenado, ele será o candidato do partido ao Planalto.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!