Nota do Enem está liberada para consulta

O Enem 2017 teve mais de 6 milhões de participantes; apenas 53 redações tiveram nota máxima

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017  já podem consultar suas notas. Elas foram liberadas pouco antes do meio dia desta quinta-feira (18). Os candidatos devem acessar a Página do Participante utilizando o CPF e a senha cadastrada na inscrição.

O resultado dos treineiros só será divulgado no dia 19 de março, informa o Ministério da Educação, que também vai disponibilizar  os “espelhos da redação”, com as justificativas para as notas.

Além de liberar as notas, o MEC também divulgou um balanço do exame realizado em novembro. Apenas 53 alunos em todo país conseguiram a nota máxima na redação, mil pontos. No entanto a nota média da redação subiu de 541,9 para 558. Também foram divulgadas as notas minimas e máximas em cada uma das cinco áreas da prova.

Sisu

A nota do Enem 2017, os estudantes podem concorrer a uma vaga em uma universidade pública que tenha aderido ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. As vagas já podem ser consultadas. Serão 130 instituições no Brasil – 30 estaduais e 100 federais -, que ofertarão 239.601 vagas na graduação. O ministro Mendonça Filho afirmou que o período de inscrição do Sisu vai ser antecipado para os dia 23 a 26 de janeiro. As inscrições poderão ser feitas no site do programa (http://sisu.mec.gov.br).

Pelas regras podem participar o candidato que tenha tirado nota acima de zero na redação. Ele poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar. Também é necessário definir qual a modalidade o aluno se encaixa – ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas, com critérios raciais ou sociais.

É importante lembrar que mesmo que o candidato faça sua inscrição no primeiro dia, ele poderá alterar suas opções até o prazo final. O sistema mostra, a cada dia, uma nota de corte parcial, baseada nas notas das pessoas que já se inscreveram até o momento naquele curso.

Enem 2018

Se você já está pensando no próximo exame 2018, o MEC também divulgou as datas. O edital será publicado no dia21 de março, com inscrições abertas entre 7 e 18 de maio. As provas serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro.

Jefferson Lorentz

Jeff Lorentz é jornalista e trabalhou como repórter de pautas especiais para o portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!