[Acelera Aí] Minas Gerais fica de fora do calendário da Stock-Car 2018

Circuito dos Cristais vazio: Stock Car abandonou o autódromo mineiro em 2018 (Foto: Vicar/Divulgação)

Minas Gerais não terá etapa da Stock Car Brasil em 2018. A prova que seria disputada no Circuito dos Cristais, em Curvelo (a 170 quilômetros de Belo Horizonte), não aparece no calendário oficial da competição, divulgado esta semana pela Vicar,  empresa organizadora oficial da categoria no País.

O alto custo para montagem da imensa estrutura, agravado pela crise econômica e o retorno financeiro reduzido da etapa mineira talvez sejam motivos do cancelamento. Mas, segundo a Vicar, esta não é a justificativa.

Etapa da Stock Car em 2017 incrementou economia de Curvelo e região (Foto: Luís Otávio Pires)

A assessoria de imprensa da empresa afirmou que Curvelo ficou de fora do calendário, porque todos anos há mesmo uma espécie de rodízio das etapas. Este ano, em uma das datas em aberto do programa, o autódromo de Goiânia deverá ser o substituto.

Um dos responsáveis pela gestão da Casa de Pista, condomínio da qual faz parte o autódromo de Curvelo, relata que já na etapa do ano passado os organizadores haviam reclamado do custo de hotéis. Como na região não existem muitas opções de hospedagem, os estabelecimentos locais reajustam suas diárias em cerca de 30%, para aproveitar o alto fluxo de visitantes na cidade e região.

No entanto, de acordo com a mesma fonte de Curvelo – que prefere o anonimato – a 4BTS, agência de viagem responsável pelo circo da Stock-Car acaba inflacionando os preços. Isso porque, nas vésperas da prova, a empresa “bloqueia” os leitos e os repassa a valores superiores a visitantes que viajam a Curvelo para assistir a corrida, aos staffs das equipes e aos órgãos desportivos oficiais.

Este problema de carência de hospedaagem, aliás, deve ser minimizado nos próximos anos. É que dois novos hotéis – sendo um deles com oito andares – estão sendo construídos em Curvelo. Além disso, algumas casas do condomínio Casa de Pista – anexo ao Circuito dos Cristais – estão em construção e podem, caso os donos queiram, ser alugadas para os dias de evento.

O ex-piloto de Fórmula-1 Felipe Massa confirmou presença na categoria em 2018 (Foto: Cimed Racing/Divulgação)

MASSA COM CACÁ

A Stock Car terá 12 etapas de 2018 e uma novidade: o retorno da Corrida de Duplas. A quarta edição da prova abrirá o campeonato no dia 10 de março, um sábado, em Interlagos. Será a estreia de Felipe Massa com um carro da Stock Car, como parceiro de Cacá Bueno.

O final de semana em São Paulo marcará também a primeira corrida de Nelsinho Piquet como titular da categoria.

Em seguida a Stock Car segue para Curitiba ou outra praça alternativa. Esta cidade receberá a primeira das nove rodadas duplas do ano. O Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), Londrina (PR) e Cruz do Sul (RS) completam a primeira fase da temporada, antes da parada para a Copa do Mundo.

A competição retoma suas atividades no início agosto, para a sexta etapa, a Corrida do Milhão. Quatro cidades disputam o direito de receber a prova milionária. O calendário segue com outras duas praças em aberto – que serão anunciadas até o início da temporada 2018. Existe a possibilidade de novidades em relação a 2017.

A oitava e a nona etapa serão disputadas em setembro, respectivamente em Cascavel (PR) e no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). A décima rodada acontecerá em Tarumã, no município de Viamão (RS), em outubro. A Grande Final será no dia 9 de dezembro, em Interlagos, em prova com pontuação dobrada.

Além da Stock Car, em 2018 a Vicar segue organizando o Campeonato Brasileiro de Marcas e terá também a Stock Light.

No total, o calendário 2018 da Stock Car Brasil prevê 12 corridas (Foto: Vicar/Divulgação)

CALENDÁRIO 2018

1ª etapa: 10 de março – Interlagos (SP)

2ª etapa: 8 de abril – Curitiba (PR) / Alternativa

3ª etapa: 22 de abril – Velopark (RS)

4ª etapa: 6 de maio – Londrina (PR)

5ª etapa: 20 de maio – Santa Cruz do Sul (RS)

6a etapa: 5 de agosto – Corrida do Milhão (a definir)

7ª etapa: 19 de agosto – a definir

8ª etapa: 9 de setembro – Cascavel (PR)

9ª etapa: 23 de setembro – Velo Città (SP)

10ª etapa: 21 de outubro – Tarumã (RS)

11ª etapa: 4 de novembro – a definir

12ª etapa: 9 de dezembro – Interlagos (SP)

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!