Febre Amarela: Mais três suspeitas de mortes pela doença surgem em Minas; duas na Grande BH

Estado tem cobertura vacinal de 83,3% contra febre amarela

A semana começou com o registro de mais mortes causadas pela febre amarela no Estado. Nessa segunda-feira (22), um paciente que estava internado no Hospital Eduardo de Menezes, na região do Barreiro, morreu por conta da doença. Ele era da cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte.

A prefeitura de Belo Horizonte ainda não divulgou a identidade da vítima. Segundo as autoridades, o paciente era morador de uma região conhecida como Aranha, na zona rural de Brumadinho, . Foi a segunda morte por febre amarela na região.

Juiz de Fora

Já na cidade de Juiz de Fora, um homem de 53 anos, que não teve a identidade revelada, também morreu. Há ainda a suspeita de que o falecimento esteja associado à febre amarela. Ele era da zona rural de Belmiro Braga e estava internado na Santa Casa de Misericórdia, em Juiz de Fora. Ele era um dos três pacientes que estava internado no hospital, com suspeita de febre amarela. Os demais casos ainda estão em investigação.

O homem estava com o fígado debilitado pela doença, precisando de um transplante com urgência. Porém, o órgão não chegou a tempo, findando em seu falecimento. Ele estava acometido por uma hepatite fulminante. O homem morava no Distrito de Porto das Flores, zona rural. Até agora, nenhum paciente morreu em regiões urbanas.

O distrito de Porto das Flores estava em clima de alerta desde que um macaco foi encontrado morto, vítima de febre amarela no dia 12 de janeiro. Como medida preventiva, após a morte do primata, começou-se um mutirão de vacinação aos 3504 habitantes do distrito. Porém, a vítima de 53 anos não estava imunizada à doença. Com essa nova morte, chega a quatro o número de mortes por febre amarela somente em Juiz de Fora e Região.

Raposos

Já no inicio da tarde dessa segunda-feira, um homem de Raposos, região metropolitana de Belo Horizonte, morreu com suspeita de febre amarela. A vítima tinha 40 anos, e o exame que vai comprovar ou não que a causa da morte foi por febre amarela deve sair nos próximos dias. Mesmo morando em Raposos, o homem trabalhava em Rio Acima, onde já foram constatadas mortes por febre amarela em humanos e macacos.

Os óbitos supracitados ainda não constam no balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que ainda contabiliza o número de 16 mortes em todo o Estado.

Situação de Emergência

O Governo de Minas Gerais publicou, neste sábado (20), decreto que declara Situação de Emergência em Saúde Pública Regional, pelo período de 180 dias, em razão do registro de casos prováveis de Febre Amarela no Estado. O decreto garante a tramitação em caráter de urgência de todos os procedimentos relacionados à referida situação de emergência em saúde pública regional.

O que muda?

A publicação do decreto tem o objetivo de facilitar e agilizar a adoção de medidas necessárias ao enfrentamento da doença.

Dessa forma, a partir de agora, o Governo do Estado de Minas Gerais poderá adquirir insumos e materiais, bem como contratar por tempo determinado serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial, sem a necessidade de realizar licitação, para os municípios que integram a área de abrangência das Unidades Regionais de Saúde de Belo Horizonte, Itabira e Ponte Nova.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!