Folia na capital! Nove palcos, 480 blocos de rua e muito mais no Carnaval 2018; veja novidades

O Carnaval de Belo Horizonte deste ano promete ser ainda maior do que o do ano passado. Segundo informações da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (23), a expectativa é que capital receba em torno de 3,6 milhões de foliões. Além de 550 desfiles de 480 blocos de rua, e nove palcos espalhados pela cidade. E, diferente do que os foliões estavam pensando, o período oficial do Carnaval se inicia dia 27 de janeiro e vai até dia 18 de fevereiro.

Já os ambulantes autorizados a trabalhar no Carnaval 2018 ficaram em cerca de 9,6 mil. Os vendedores podem retirar suas credenciais até a quarta-feira (24/1) no Largo da Saideira, das 9h às 18h. Os ambulantes poderão comercializar bebidas, sendo alcoólicas ou não, e adereços carnavalescos nos ensaios de blocos de rua, durante o pré-carnaval, e nas concentrações e desfiles.

Os vendedores deverão encerrar o trabalho no momento de dispersão. É importante lembrar que está proibida a venda de bebidas em recipientes de vidro, assim como bebidas em doses. E claro, em hipótese alguma poderão vender bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

Palcos Oficiais

Serão, ao todo, nove palcos oficiais que compõem a programação do Carnaval de Belo Horizonte. São três fixos, na Praça da Estação, na rua Guaicurus e na avenida Brasil, da programação infantil com o Carnavalzinho na Savassi (dia 13, de 10h às 16h) e no Parque Municipal (dia 11, das 9h às 15h). Neste ano, a programação de shows também chega em outros locais, confira:

  • Barreiro (Avenida Deputado Álvaro Antônio, entre a avenida Dois e a avenida Olinto Meireles – Bairro: Milionários. Dia 10 de fevereiro, de 16h às 23h);
  • Venda Nova (Avenida Vilarinho com rua Edgar Torres – bairro Minas Caixa. Dia 11, de 16h às 23h);
  • Regional Norte (Via 240, próximo à rotatória da Saramenha. Dia 10, de 16h às 23h);
  • Regional Leste (Avenida Belém entre Avenida dos Andradas e rua Tulipa – Bairro Esplanada. Dia 13, de 16h às 23h).

Transporte Coletivo para os dias de folia

A BHTrans preparou um esquema delimitando as áreas onde os blocos estarão concentrados, criando assim uma estrutura de interdições e desvios que vão facilitar e minimizar o impacto para aqueles que precisam transitar dentro da Área Central durante o Carnaval de Belo Horizonte.

A recomendação é que os motoristas deem preferência por transitar pela avenida do Contorno que estará liberada para o trânsito e transporte o que vai facilitar o acesso a qualquer destino dentro da Área Central. Quem precisa chegar à região hospitalar, o melhor caminho é usar a avenida do Contorno e acessar pela avenida Francisco Sales.

A partir de sábado, 9 de fevereiro, o transporte coletivo municipal terá um planejamento especial para atender os usuários e foliões. É importante lembrar que a ampliação no quadro de horários e acréscimo de viagens não se dará de forma uniforme, mas acompanhando a previsão e realização dos eventos. Linhas alimentadoras das estações (São Gabriel, Vilarinho, Venda Nova, Pampulha, Diamante e Barreiro) estarão preparadas para atender a demanda, sobretudo, em virtude do horário estendido no atendimento do Metrô.

  • Área Central

O esquema de trânsito dos blocos da Área Central vai impactar o itinerário e os pontos de embarque e desembarque. Diversas linhas irão seguir rotas, sobretudo transitando na avenida do Contorno, evitando as áreas dos blocos e garantido a mobilidade dos usuários durante o Carnaval. A BHTrans vai disponibilizar no site da Prefeitura de Belo Horizonte um ‘Guia de Bolso’ em que o usuário/folião poderá consultar, baixar ou imprimir um mapa com o desvio e os pontos da linha que utiliza. Cada linha que tiver desvios na Área Central terá um arquivo em PDF e o usuário poderá consultar.

  • MOVE 

O Sistema MOVE também terá operação especial durante o Carnaval para atender os usuários. As estações de transferência das avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Pedro I e Vilarinho irão ficar abertas 24 horas, das 4h de sexta-feira, 9/2, até de 1h de quinta-feira, dia 14/2. As estações de transferência das avenidas Santos Dumont e Paraná terão operação em horários distintos em virtude de blocos na região. Os usuários serão informados com antecedência por meio de cartazes e avisos sonoros nessas estações.

  • CBTU

Metrô vai funcionar até às 2 horas da manhã nos dias 3 (sábado); 10 (sábado), 11 (domingo),12 (segunda-feira) e 13 (terça-feira).

  • Posso ajudar? 

Para ajudar os foliões e usuários do transporte coletivo, servidores da BHTrans prestarão informações sobre a cidade (trajetos, hotéis, transporte municipal e intermunicipal, por exemplo) em pontos estratégicos da Área Central.

  • No portal e na rede sociais 

Todas as informações sobre trânsito e transporte do Carnaval de Belo Horizonte 2018 estarão disponíveis no portal da BHTRANS. Para acompanhar a situação do trânsito em tempo real durante o #CarnavalBH2018 , siga o perfil da BHTrans no twitter: @OficialBHTRANS . A página da BHTrans no Facebook também será atualizada com informações sobre o Carnaval. A Central de Relacionamento da Prefeitura de Belo Horizonte, 156, também irá prestar informações sobre trânsito e transporte.

Outras informações sobre o período carnavalesco podem ser acessadas pelo portal da PBH, é só clicar aqui.

Da PBH

Stephanie Mendes

Jornalista e redatora do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!