Universidade de Portugal oferece vagas a brasileiros pelo Enem

A Universidade do Porto, uma das mais tradicionais instituições de ensino da Europa, está com inscrições abertas até 2 de fevereiro para alunos que podem candidatar-se apresentando a nota no Enem, sem qualquer outro concurso de ingresso.

As vagas na universidade são oferecidas graças a uma parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação.

As taxas anuais das faculdades na Universidade do Porto variam conforme o curso. Porém, há algumas vantagens para os estudantes brasileiros. Durante a frequência, os alunos podem candidatar-se às bolsas de mérito destinadas aos que obtenham aproveitamento escolar excepcional, valores que também variam conforme a faculdade. Além dessa vantagem, os brasileiros podem ter descontos de até 50% no valor da anuidade, segundo informa a página da instituição.

A presidente do Inep, Maria Inês Fini, esclarece que cada faculdade e cada universidade parceira têm pesos diferentes para as matérias inclusas no Enem. Depende do curso escolhido pelo aluno. “Na seleção, algumas faculdades valorizam mais a redação, outras consideram peso mais alto para a opção do candidato”, disse. Essa variação também ocorre na Universidade do Porto.

Para candidatar-se a uma vaga na Universidade do Porto é preciso  pagar a taxa de de 100 euros para cada curso escolhido, ser brasileiro, não residir em Portugal há mais de 2 anos, possuir diploma do ensino médio e informar sua classificação no Enem.

A professora Liliana Carvalho, da faculdade de engenharia, informa que a Universidade do Porto tem parceria com o Inep e com algumas universidades brasileiras, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para o reconhecimento e revalidação de diplomas.

Conheça os cursos e as exigências da Universidade do Porto

De Portal MEC

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!