Febre amarela faz mais mortes; enquanto isso, dengue avança no Estado

Febre amarela
Desde julho do ano passado, mosquito da febre amarela já matou 133 pessoas em Minas. Mas Secretaria da Saúde garante que doença está sob controle.

O novo boletim epidemiológico da Secretária de Estado de Saúde, divulgado nessa terça-feira (30), atualizou o número de mortes por febre amarela em Minas. O número atual de óbitos no estado agora é de 36. No boletim anterior, da terça-feira passada (23), o número mortos era de 29.

O período contabilizado é do último mês de julho de 2017 até hoje. Porém, a febre amarela avançou como epidemia foi nas últimas semanas. O número de cidades em estado de emergência por causa da doença subiu  para 162.

No momento, há 208 casos de suspeita de febre amarela em processo de confirmação no estado, além de outros 81 confirmados. Com base nas 36 mortes, o índice de fatalidade da doença é de 44%. Entre as vítimas, não foi observada nenhuma que tenha se vacinado contra a doença. Atualmente, a cobertura vacinal acumulada de febre amarela no Estado de Minas Gerais é de 82%. A maioria das mortes no estado está concentrada na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Paralelamente a isso, a dengue, causada pelo mesmo mosquito causador da febre amarela (Aedes aegypti) continua a avançar silenciosamente no estado. Já são 2.221 casos prováveis (casos confirmados mais  suspeitos) de dengue em 2018 em Minas. Desses, um caso evoluiu para óbito. Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti também transmitiu 496 casos de chikungunya e 17 de zika vírus no período destacado.

 

Marcelo

Marcelo Freitas é redador-chefe do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!