Número de mortes por febre amarela continua crescendo em Minas; último número é de 42

Vítima da febre amarela em Itabira morava na região da Pedreira

O último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado na última terça-feira (30), informa que o número de óbitos confirmados no estado era de 36. Porém, outras cinco mortes confirmadas pelas prefeituras fizeram esse número subir para 42.

Itabira, na região Central de Minas, registrou a primeira morte pela doença. Foi a de um homem de 42 anos, morador da zona rural do município. Ele faleceu no último sábado. A região onde ele morava já estava com cobertura de vacinação próxima de 100%, com poucos casos de não vacinação, entre os quais o da pessoa que havia recusado a vacina, veio a contrair a doença e a falecer. Ele foi ao hospital no dia 19 com fortes febres, mas recebeu alta. Foi internado de novo, com fortes sintomas de insuficiência renal e não resistiu aos efeitos da doença, vindo a falecer.

A cidade de Itabira estava em alerta, pois dois macacos haviam sido encontrados mortos na zona rural do município infectados pela febre amarela. Importante ressaltar que os macacos são vítimas da doença, tanto quanto os humanos, e não transmissores dela.

As outras quatro mortes foram em Jeceaba, na Região Central de Minas; além de Santo Antônio do Aventureiro, Senhora de Oliveira e Piranga, na Zona da Mata, e da morte ocorrida no hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte. Todas as mortes foram confirmadas pelo Bhaz junto às prefeituras dos respectivos municípios.

Em todo o Estado, são 208 os casos possíveis de febre amarela ainda em análise. Mariana é a cidade com mais casos confirmados – 14, dos quais quatro evoluíram para óbito. Nova Lima lidera a estatística de mortes, com 6 óbitos.

Marcelo

Marcelo Freitas é redador-chefe do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!