‘Pra quê Gilmar? A Banda Mole vai te soltar!’ é o tema da 43ª Banda Mole, neste sábado

Divulgação/BandaMole

 A 43ª Banda Mole acontece neste sábado (3), na avenida Afonso pena, entre as ruas da Bahia e Guajajaras. Os shows e desfiles começam a partir de 12h30 e vão até às 22h. A cerveja oficial é a recém-chegada a BH, Amstel da cervejaria Heineken.

As atrações deste ano valorizam os blocos de rua de Belo Horizonte. “BH já está na rota dos grandes carnavais do país. Nada mais justo do que valorizar os blocos locais em uma grande festa como a Banda Mole, que marca oficialmente o pré-carnaval como o primeiro grande evento da cidade. Este ano estamos trazendo atrações para todos os gostos, então, basta chamar os amigos, a família e ir se divertir conosco”, afirma Kuru Lima, responsável pela organização do evento desde 2010.

As atrações deste ano trazem ritmos variados, das baterias de escola de samba, passando pelo, axé, black music, sertanejo, as tradicionais marchinhas de carnaval e até o rock. Conhecidos do público mineiro, a bateria e banda da Bartucada, a tradicional Charanga do Bororó e os Blocos Havayanas Usadas, Timbaleiros e Pacato Cidadão já têm presença confirmada.

Outra grande novidade de 2018, além da presença de blocos destacados do carnaval de BH, são os food trucks de primeira qualidade escalados para agradar aos mais delicados paladares.

Estrutura e Segurança

A Banda Mole atualmente se orgulha de ser um dos eventos mais seguros do carnaval de BH. Na entrada é feita uma revista rigorosa de todos os foliões que não devem levar objetos pontiagudos ou cortantes, bem como garrafas ou copos de vidro, que serão barrados na entrada. Centenas de seguranças e brigadistas estão escalados para garantir total adequação as normas de segurança. Mais de 120 banheiros químicos estarão disponíveis para a população além de uma ótima estrutura de bares e food trucks. A policia militar, a Guarda Municipal e a Fiscalização da PBH também se farão presentes.

Banda Mole, mais que tradição, um estado de espírito

Fundada em 1975 por um grupo de rapazes, egressos do extinto bloco carnavalesco “Leões da Lagoinha”, a “República Independente da Banda Mole”, associação lítera-etílica-carnavalesca sem fins lucrativos, teve como principal finalidade resgatar os velhos carnavais com desfiles populares em via pública, que deveriam ter sempre as seguintes características: gratuidade para quem quisesse participar, animação, crítica político-social e liberdade nas fantasias e trajes a serem usados no cortejo.

No primeiro desfile, a Banda Mole saiu com aproximadamente 100 pessoas animadas por uma banda de chão e instrumentos de sopro de dez elementos. Com o passar dos anos, tendo caído definitivamente no gosto popular, o desfile cresceu, chegando a levar às ruas, em 1995, 400.000 pessoas animadas por 14 trios elétricos, entre eles a banda baiana Araketu, maior atração nacional da época.

O desfile, que originalmente subia a Rua da Bahia, para garantir maior conforto e segurança aos foliões e menos impacto na vizinhança, teve, há nove anos, o seu trajeto transferido para a Avenida Afonso Pena, entre ruas da Bahia e Guajajaras, no centro de BH, local que recebe, desde 2014, o carnaval oficial da cidade.

A dimensão do bloco e a grande adesão popular sempre ocasionaram muitos problemas para viabilizar a sua saída. Diante das inúmeras exigências das autoridades municipais e dos órgãos de segurança, em 2004, por meio da Lei Municipal nº 8921 de 27 de julho de 2004, foi instituído o “Dia Municipal da Banda Mole”, lei que garante total apoio da prefeitura a sua realização. Entretanto a Lei jamais foi regulamentada e a Banda Mole, precursora de toda a nova cena do carnaval de Belo Horizonte, luta a cada ano para não deixar a “peteca cair”, e não deixa.

Os organizadores da Banda Mole, que se revezam na presidência da entidade, são Luiz Mário “Jacaré” Ladeira e Helvécio “Gaiola” Trotta, hoje com mais de 70 anos de idade, mas com a mesma disposição de brincar na Avenida quando fundaram o Bloco mais irreverente da cidade com outros 100 “invencíveis gauleses”.

SERVIÇO

43ª BANDA MOLE

Quando? Amanhã, sábado, 3 de fevereiro – de 12h30 às 22h

Onde? Avenida Afonso Pena no trecho correspondente entre as Ruas da Bahia e Guajajaras – Centro/BH

Atrações?

Desfile da Banda Mole (Avenida Afonso Pena)

Palco: Bartucada, Charanga do Bororó, Pacato Cidadão.

Trio Rivotrio Amstel: DJ Vini Brown, Havayanas Usadas, Timbaleiros.

Trio Papão: DJ @bsurda Crew, Fernado Fernandes, Manu Rosa, Dias de Truta e Leo Amaral (Axé Retrô)

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.