Superbowl 52 acontece neste domingo; saiba onde assistir em BH e as regras do jogo

Neste domingo (4), vai rolar o 52º Super Bowl, o torneio mais tradicional de futebol norte-americano, equivalente a grande final da NFL. Nesta edição, os times New England Eagles e Philadelphia Patriots se enfrentam em Minneapolis, nos EUA, às 21h30 – horário de Brasília -, em busca do título.

Além disso, a cantora Pink irá abrir a noite catando o hino nacional norte-americano. E o artista encarregado de animar o show do intervalo será o cantor Justin Timberlake. O músico já participou de um Super Bowl, no ano de 2004, em Huston, quando subiu ao palco ao lado de Janet Jackson.

Se interessou em acompanhar o evento? O Bhaz preparou uma lista especial com lugares para você assistir e, caso você não entenda muito sobre o esporte da bola oval, tem dicas sobre as regras. Confira! As opções vão de bares a cinemas.

Cinemas

O público poderá comparecer às salas de cinema do Boulevard Shopping e no BH Shopping, a partir das 21h. A transmissão poderá ser assistida ao vivo no local, com narração exclusiva. Em ambos os cinemas, haverá venda de cervejas.

Boulevard Shopping – Avenida dos Andradas, nº 3000, no bairro Santa Efigênia.

BH Shopping – BR 356, nº 3049, no bairro Belvedere.

Bares e restaurantes

Fanáticos Esporte Bar – Na avenida Guarapari, nº 99, no bairro Santa Amélia. No local, a transmissão terá início às 20h30, com narração e pré-jogo. A entrada custa R$ 5,00.

Aplebees – Localizado no BH Shopping, na BR-356, nº 3049, no Belvedere. A entrada no local é gratuita.

Itatiaia Rádio Bar – Fica na rua Pium-Í, nº 620, no bairro Carmo. A entrada fica restrita ao pagamento d R$ 50,00. Entretanto, o valor será revertido em consumação. É necessário fazer reserva no local, por meio dos telefone: 2551-4844 ou 9 9920-5700.

Pixel e-Sports Bar – Rua Major Lopes, nº 470, no bairro São Pedro. É necessária a retirada gratuita de ingressos no site do Sympla.

Confraria Kunst – Rua Pium-Í, nº 119, no bairro Cruzeiro. Para assistir a partida no local, é necessário contribuir 1kg de alimento. A doação deverá ser entregue no local. Também é necessária a retirada de ingressos no Sympla.

Regras do jogo

Confira, agora, tudo o que você precisa saber para acompanhar a partida:

Jogo

Cada equipe é formada por 11 jogadores e não há limite de substituições, os jogadores podem entrar e sair da partida quantas vezes o técnico quiser. A ideia do jogo é simples. O time que estiver com a bola tem que avançar as jogadas, gradualmente, em busca de pontos. O time tem de avançar 10 jardas em 4 tentativas. Se conseguir, ganha mais 4.

A partida é dividida em 4 períodos de 15 minutos. O cronômetro para quando há um pedido de tempo do técnico – timeout -, quando um jogador sai de campo com a bola, se algum time pontuar, se houver falta ou quando um passe for incompleto, ou seja, a bola lançada tocou o chão antes de ser pega.

Desafio

O técnico da equipe pode discordar da marcação de um juiz, basta ele lançar uma bandeira vermelha no gramado. Sendo assim, ele tem o direito de pedir a revisão eletrônica do lance, a exemplo do que acontece no vôlei. O limite máximo é de dois desafios por partida. Caso esteja certo em ambos ele pode ganhar um extra. Se errar e a jogada seguir como foi marcada seu time perde um timeout.

Fieldgoal

É quando o atleta chuta a bola entre as duas traves. A qualquer momento, o time que tem a posse pode executar um chute com a bola partindo do chão. Se acertar entre as traves ganha 3 pontos.

Touchdown

Quando um jogador conduz a bola além da linha de fundo do campo adversário – endzone -, é marcado sempre o touchdown, que vale 6 pontos. Este é o principal objetivo das equipes.

Extra Point

Ambos acontecem após o touchdown. A equipe que fez a pontuação tem a chance de chutar a bola entre as traves e ganhar mais 1 ponto, ou, tentar um novo touchdown, partindo da linha de 2 jardas, valendo 2 pontos.

Safety

É o gol contra do futebol americano. Acontece quando o jogador com a bola é derrubado ou empurrado para dentro de sua própria endzone. O tento também a marcado se o time cometer falta ou sair de campo por trás ou pelos lados da endzone. Vale 2 pontos.

Pronto. Agora que você sabe o básico e essencial para entender as partidas, é só curtir o Super Bowl 52.

Serviço

Super Bowl 52

Quando? Domingo (4) às 21h30min

Onde? Acontece em Minneapolis, no Estado de Minnesota, EUA.

Transmissão? ESPN e Esporte Interativo transmitem ao vivo.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!