Diego Rivera e Frida Kahlo: exposição gratuita conta história do casal de artistas

A Fundação Clóvis Salgado apresenta a exposição Diego e Frida: um sorriso no meio do caminho na CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais no período de 29 de novembro a 18 de fevereiro.

O acervo é composto por quase 40 fotos de acervos pessoais de amigos e familiares dos artistas mexicanos Diego Rivera e Frida Kahlo, coletadas ao longo de 25 anos, desde o casamento, em 1929, até a morte de Frida, em 1954.  O casal mantinha grande amizade com personalidades da época, entre eles fotógrafos como Manuel Alvarez Bravo, Nicolás Murray e Edward Weston, que testemunharam fases diferentes da vida dos dois, incluindo os encontros e desencontros, as controvérsias e os problemas médicos de Frida. A curadoria é do Instituto Nacional das Belas Artes da Secretaria de Cultura do México.

Belo Horizonte é a segunda cidade a receber a exposição Diego e Frida: um sorriso no meio do caminho. No Brasil, além de Recife. Organizada pela Secretaria de Cultura do México, através do Instituto Nacional de Belas Artes e do Museo Casa Estúdio Diego Rivera e Frida Kahlo, as fotos já passaram por vários países, como EUA, Suécia, Polônia, Romênia, Peru, Turquia, Israel, Jordânia, Azerbaijão, Belize e Taiwan. A itinerância procura levar um pouco das manifestações culturais do México para outros lugares do mundo, visando fortalecer o conhecimento e o diálogo cultural entre os povos.

Divulgação/Fundação Clóvis Salgado

Casal explosivo

Diego e Frida foram um dos casais mais polêmicos da história da arte no México, provocando inveja e admiração de seus contemporâneos. A paixão pela arte os aproximou, mas a relação foi marcada tanto pela competição entre os talentos quanto pelo compartilhamento de conhecimento e descobertas.

Ao se casarem, em 1929, os artistas partiram para os Estados Unidos, um período que foi fundamental tanto pessoalmente quanto nas obras dos dois. Diego se aproximou e depois rompeu com os poderosos Rockfeller, enquanto Frida se confrontava com uma visão de um novo mundo: capitalista, tecnológico, industrializado. E por aí a pintora se iniciou em um caminho de introjeção: procedimentos cirúrgicos, dificuldade de engravidar e diagnósticos de depressão deixaram vestígios em sua obra.

Serviço:

O que? Exposição Diego e Frida: um sorriso no meio do caminho

Quando? Até 18 de Fevereiro de 2018 – Terça a sábado das 9h30 às 21h

Onde? CâmeraSete – Casa de Fotografia de Minas Gerais (Av. Afonso Pena, 737)

Quanto? Gratuito

CLASSIFICAÇÃO LIVRE 

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO
(31) 3236-7400

De FGS

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!