Lei impõe novas regras para fabricação e venda de carimbos em Belo Horizonte

Uma nova lei promulgada pela Câmara Municipal de Belo Horizonte impõe novas regras para a fabricação de carimbos na cidade. Válida desde a última sexta-feira (19), a Lei Municipal 11.108 exige que a fabricação ou comercialização de carimbos de profissionais seja regulamentada e só ocorra mediante a apresentação de registro de inscrição do solicitante junto a órgão representativo e fiscalizador de sua categoria profissional.

A ideia da lei, de autoria  do vereador Jair Gregório, (PP) é impedir a falsificação de carimbos de profissões regulamentadas, tais como médico, veterinário, psicólogo, engenheiro etc. De acordo com a norma, o estabelecimento vendedor do carimbo deverá arquivar uma cópia do registro profissional do comprador. Caso o próprio solicitante do carimbo não possa comparecer no ato da compra, um procurador legal registrado em cartório poderá fazê-lo. Neste último caso, a procuração deverá ficar retida no estabelecimento onde o carimbo foi adquirido.

A empresa que descumprir a norma será multada no valor de R$5 mil. Em caso de reincidência, a multa será dobrada. Se por um acaso houver uma nova infração, o estabelecimento pode até mesmo ser interditado.

Artigo vetado

Apesar da aprovação, o prefeito Alexandre Kalil (PHS) vetou o artigo 6º da lei, que obriga o Poder Executivo a realizar procedimentos de fiscalização tributária, ambiental, de saúde e consumerista no que tange à fabricação e comercialização de carimbos de profissões regulamentadas. De acordo com a justificativa do veto parcial, essa imposição, ao definir atribuições para diferentes órgãos da administração pública, representaria uma ingerência indevida em matéria, cuja iniciativa seria privativa do Chefe do Executivo Municipal.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!