‘Homem-árvore’ tem recaída após 24 cirurgias para tratar doença genética rara

Reprodução/The Independent

Se você está nas redes sociais certamente já viu alguma foto de Abul Bajandar. Pelo nome é difícil lembrar, mas o homem ficou conhecido por causa de uma doença genética rara que o faz ter verrugas semelhantes a cascas de árvores. O “homem-árvore” passou por 24 cirurgias nas mãos e nos pés e foi considerado livre da condição chamada de epidermodisplasia verruciforme. No entanto, as marcas voltaram a crescer e ele precisou voltar para a mesa de cirurgia.

A volta das verrugas de Bajandar surpreendeu médicos do mundo todo. A cirurgiã Samanta Lal Sen comemorou a melhora do paciente como um marco da história da medicina, no ano passado. Agora, o caso é considerado mais complicado do que se imaginava. Nas cirurgias, os especialistas chegaram a retirar mais de cinco quilos de verrugas. Eles trabalharam de graça para tentar ajudar o rapaz, que tem 27 anos.

Reprodução/The Independent

“Pensávamos que tínhamos conseguido a cura. Mas agora parece um caso que levará muito tempo”, disse Sen à AFP. “Vamos continuar pesquisando até alcançar um sucesso definitivo, embora seja difícil dizer quanto tempo isso levará”, disse a médica Sen à agência AFP.

Bajandar, no entanto, não se mostra tão confiante. Ele teme nunca mais se recuperar. “Tenho medo de ter que me submeter a mais operações. Não acredito que minhas mãos e meus pés voltem a ficar bons de novo”, explicou à AFP.

A condição genética de Bajandar é considerada muito rara. Ao todo, menos de 12 pessoas em todo o mundo sofrem de epidermodisplasia verruciforme. Médicos do Hospital Universitário de Daca, o mesmo que tratou o rapaz, também operaram uma criança que sofre da mesma doença. A menina chegou a ficar livre das verrugas por um tempo, mas as marcas voltaram crescer. O pai da garota decidiu, então, interromper o tratamento para que a filha não crescesse em um hospital.

Reprodução/The Independent
Abul chegou a ficar livre das verrugas, mas elas voltaram a crescer (Reprodução/The Independent)
Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!