Orquestra Sinfônica e Coral Lírico fazem apresentações gratuitas no Palácio das Artes

Nada melhor que uma pausa no dia agitado para relaxar ao som de uma música boa. A Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais se apresentam nesta terça (6) e quarta-feira (7), ao meio-dia. O espetáculo será no palco do Grande Teatro do Palácio das Artes.

Iniciando o ano de 2018, a Orquestra e o Coral prometem trazer algumas das mais populares e belas obras da música erudita mundial. Com regência do maestro titular da OSMG, Sílvio Viegas, os concertos serão um passeio por vários estilos e períodos da música, esquentando os tamborins para a nova temporada.

PROGRAMA

Eine Kleine Nachtmusik, 1º movimento,   

de W. Mozart  (Uma Pequena Música Noturna, Allegro) 

Ave verum Corpus

de W. Mozart

Peer Gynt, 2º e 4º movimentos

de E. Grieg

Valsa da Suite O Lago dos Cisnes

de P. Tchaikovsky

Confutatis e Lacrimosa, do Requiem

de W. Mozart

Abertura da ópera Carmen

de G. Bizet

Va Pensiero, da ópera Nabucco

 de G. Verdi

Danças Polovtsianas

de A. Borodin

Aleluia, de Messias, 

de G. Haendel

Radetzky March

de J. Strauss Jr

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Considerada uma das mais ativas do país, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) cumpre o papel de difusora da música erudita, diversificando sua atuação em óperas, balés, concertos e apresentações ao ar livre, na capital e no interior de Minas Gerais. O regente titular é Silvio Viegas. Criada em 1976, a OSMG foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais em 2013.

Participa da política de difusão da música sinfônica promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Concertos Comentados, Sinfônica ao Meio-Dia, Sinfônica em Concerto, além de integrar as temporadas de óperas realizadas pela FCS.

Mantém permanente aprimoramento da sua performance executando repertório que abrange todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo, além de grandes sucessos da música popular, com a série Sinfônica Pop.  Já estiveram à frente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais os regentes Wolfgang Groth, Sérgio Magnani, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Aylton Escobar, Emílio de César, David Machado, Afrânio Lacerda, Holger Kolodziej, Charles Roussin, Roberto Tibiriçá e Marcelo Ramos.

Coral Lírico de Minas Gerais

O Coral Lírico de Minas Gerais é um dos raros grupos corais que possui programação artística permanente e interpreta repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. Sua regente titular é Lara Tanaka.

Participa da política de difusão do canto lírico promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Lírico Sacro, Sarau ao Meio-Dia, Lírico ao Meio-dia, Lírico em Concerto, além de integrar as temporadas de óperas realizadas pela FCS. O objetivo desse trabalho é fazer com que o público possa conhecer e fruir a música coral de qualidade.

Os concertos que o Coral realiza em cidades do interior de Minas e capitais brasileiras contribuem para a democratização do público ao canto coral. As apresentações têm entrada gratuita ou preços populares. Já estiveram à frente do Coral Lírico de Minas Gerais os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho, Eliane Fajioli, Silvio Viegas, Charles Roussin, Afrânio Lacerda, Márcio Miranda Pontes e Lincoln Andrade

Serviço

O quê? Sinfônica e Lirico ao Meio-dia | Esquentando os Tamborins

Quando? 7 e 8 de fevereiro, às 12h (1 hora de duração)

Onde? Grande Teatro do Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro

Quanto? Gratuito

De FCS

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!