Rio Doce começa a inundar ruas de Governador Valadares; outros municípios em alerta

Nível aumentou com as precipitações dos últimos dias

As chuvas neste começo de fevereiro elevaram o volume de alguns rios em Minas Gerais. Destaque para o Rio Doce que, nesta quarta-feira (7), atingiu a cota de inundação e começou a atingir algumas residências da população ribeirinha.

Em conversa com o Bhaz, o major Adelson, da Defesa Civil de Governador Valadares, afirmou que neste momento o rio está a 2,4m da régua do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que é a medição utilizada por eles para alertar a população ribeirinha.

“Isso significa que alguns bairros já começaram a receber água: São Tarcísio, São Paulo e Santa Terezinha”, disse. Para a noite de hoje, é estimado que as águas cheguem a 2,70 m, estabilizando-se. “Está tudo dentro do padrão e podemos considerar que essa enchente é de baixa proporção”, informou.

O major ainda contou que o município preparou uma infraestrutura para caso a enchente fosse maior. “Nossa população também está preparada, pois mantemos eles bem informados e com isso vão procurando o suporte de que precisam”, afirmou. Até o momento, não há registro de famílias desabrigadas. Em 2013, Governador Valadares registrou uma das maiores enchentes, quando o nível da água chegou a 4,13 m.

Ainda para a noite de hoje, o município de Tumiritinga está em alerta em relação ao Rio Doce. A previsão é do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), divulgada no boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Doce (SAH Rio Doce). Por lá, o nível de alerta do Rio Doce é de 4m. Na manhã desta quarta já estava em 4,16m, com previsão de subir em torno da cota 4,7m à noite, acima, portanto, do nível de inundação, que é de 4,5m.

Águas já começam tomam as ruas de Governador Valadares (Reprodução/Rede Alerta)
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!