Sol até às 20h? Entenda o fenômeno que coloriu o céu da capital nessa quarta-feira!

No fim da tarde e início da noite desta quarta-feira (7), os moradores de Belo Horizonte foram presenteados comum fenômeno natural do verão. O céu da capital ganhou cores nos tons vermelho, amarelo e alaranjado durante o por do Sol, fato que fez com que a cidade ficasse iluminada até por volta das 20h da noite.

O meteorologista do TempoClima Puc Minas, Heriberto dos Anjos, explicou ao Bhaz que o fenômeno é algo normal para esta época do ano. Entretanto, o que ocorreu nesta quarta foi que os raios solares encontraram uma atmosfera favorável ao espalhamento da luz. E, somado também ao horário de verão, o dia é prolongado por mais 1h.

“É um fenômeno físico. Geralmente, os dias são mais longos no verão. O que ocorreu foi que os raios solares, no momento do pôr do Sol, tendem a percorrer uma distância maior na atmosfera devido ao ângulo horizontal da estrela. Com isso, os raios passam por obstáculos que absorvem a luz e refletem. Podendo ser nuvens, poeira, umidade, gases e diversos outros elementos”, explica. Ele acrescenta que este fato pode influenciar no aumento de percepção das cores laranja, amarelo e vermelho.

De acordo com o meteorologista, o dia tem se encerrado por volta das 19h35, na capital. Entretanto, segundo relatos de diversas pessoas na redes sociais, até às 19h50 de ontem havia claridade no céu. Segundo ele, o fenômeno pode voltar a ocorrer até o fim do verão, que está previsto para o dia 20 de março, por volta das 15h15, quando se inicia o outono. Já o horário de verão, termina à meia-noite do domingo, dia 18 de fevereiro.

Registros

Vários usuários de redes sociais aproveitaram o momento para registrar fotos e comentar o fenômeno que coloriu o céu da cidade. Confira:

 

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!