Corte Devassa é garantia de irreverência; bloco traz, para os dias de hoje, críticas à monarquia

Irreverência nas críticas é o destaque do Corte Devassa

Um dos mais irreverentes blocos da cidade e tradicional no ressurgimento do carnaval belo-horizontino é o Corte Devassa. O bloco foi fundado em 2011 pelos alunos do curso de teatro do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), da Fundação Clóvis Salgado. A crítica à corte foi o tema foi escolhida para a recepção dos calouros daquele ano. O sucesso foi tanto que eles decidiram manter o grupo, transformando-o em um bloco de Carnaval, que desfilou a partir de 2012

O  bloco abusa dos figurinos de época, com peruca e maquiagem que remetem  ao Brasil pós-descobrimento, em uma brincadeira com a corte portuguesa que por aqui desembarcou. “A ideia de sairmos à rua no Carnaval surgiu após essa recepção aos calouros do Cefart. No carnaval de 2012, aproximadamente 100 pessoas fantasiadas saíram para se abraçar e celebrar a festa de Momo”, comentou um dos fundadores, Rafael Ventura.

As roupas são de época, mas com uma pegada subversiva. Maria Antonieta e Carlota Joaquina cansaram-se de serem mulheres belas, recatadas e do lar. Por isso, voltaram à vida para prestigiar o Carnaval da cidade com suas saias rasgadas, decote provocantes, cintas-liga de fora e espartilhos à vista. Tudo para dar conta do calor dos trópicos.

O repertório do bloco é variando, mas com muito samba e funk. A ideologia do bloco é o desejo por uma cidade livre de preconceitos, comenta Rafael Ventura.

Bhaz irá acompanhar o cortejo, trazendo flashs ao vivo! Fique atento à nossa página!

Confira a relação dos outros blocos que saem nesta segunda

Peruca, cinta-liga de fora, espartilho, peruca e maquiagem – uma viagem na história do Brasil

Serviço

Corte Devassa
Horário: 14h 
Local: 
rua Sapucaí, 571, Floresta. O cortejo segue pelo Viaduto Santa Tereza até a Praça Sete, no centro da cidade, retornando, depois ao local da concentração.
Facebook: https://www.facebook.com/blococortedevassa

Jefferson Lorentz

Jeff Lorentz é jornalista e trabalhou como repórter de pautas especiais para o portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!