Campanha da Fraternidade visa superar a violência no país; Temer alvo de críticas

Ministra Carmem Lúcia esteve no lançamento da Campanha da Fraternidade

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a Campanha da Fraternidade (CF) 2018, na manhã desta quarta-feira 14.

Com o tema: “Fraternidade e superação da violência” o objetivo da igreja católica é tratar os homicídios que vem ocorrendo no país cujo alvo principal tem sido os jovens negros. A melhoria na segurança pública e o trabalho escravo também serão debatidos ao longo da CF.

A Arquidiocese de Belo Horizonte celebrou oficialmente o começo da CF em uma missa celebrada pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté.

Para o padre Luís Fernando da Silva, coordenador executivo das Campanhas da Fraternidade, para superar a violência é preciso combater as desigualdades que ainda existem no país. “Superar a violência, em vista de uma cultura da paz, exige o enfrentamento da realidade de exclusão. Sem a justiça social não haverá superação da violência”, afirmou.

Outro objetivo da CF é que a campanha ultrapasse as fronteiras religiosas e abranja a sociedade em geral. O presidente Michel Temer também foi lembrado durante o evento de lançamento da CF devido as reformas propostas em seu governo.

A crítica a Temer foi feita pelo secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner que afirmou que as reformas são uma forma de violência. “Vejo que até o Carnaval, no enredo, mostrou tanto a violência quanto a corrupção, as chamadas reformas sem ouvir o povo, os aposentados”, disse.

A CF foi criada no começo da década de 60 e anualmente é lançada na Quarta-feira de Cinzas, data onde a Igreja Católica inicia a Quaresma.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!