Mudanças de rotas no transporte coletivo causam desconforto no Carnaval

Foliões e cidadãos que necessitaram do transporte coletivo para se locomover neste Carnaval sentiram-se lesados devido à falta de informações claras sobre itinerários pela BHTrans e empresas responsáveis. Para este Carnaval, foi realizada uma operação especial de mobilidade urbana e trânsito por parte da BHTrans e Prefeitura de Belo Horizonte. Segundo informações no site da instituição, foram remanejadas rotas e pontos de transporte coletivo na região central, de forma que priorizassem a passagem pela avenida do Contorno e pela praça Raul Soares, evitando áreas com deslocamento de blocos.

Também foi disponibilizado um guia de bolso para orientar os cidadãos sobre os desvios e os pontos da linha; nos pontos desativados na área central foram afixados cartazes e banners informando aos usuários o ponto mais próximo da sua linha; além de funcionários da BHTrans que foram destacados para prestaram informações sobre a cidade (trajetos, hotéis, transporte municipal e intermunicipal, entre outras) em seis pontos estratégicos da área central.  Porém, isso não foi suficiente para evitar transtornos.

O bancário Carlos Souza afirmou que a linha 9250, operada pelo Consórcio Dez, prestou um desserviço ao povo de BH. “Enquanto eu estive na avenida Nossa Senhora do Carmo, entre as 18h e 20h de domingo, passaram pelo menos cinco ônibus vazios e, de propósito, nenhum parava. Chamamos a Polícia Militar e funcionários da BHTrans, mas não adiantava”. Segundo ele, a aglomeração de pessoas no ponto foi tão grande que, quando o ônibus chegou, fechamos o trânsito para que ele não passasse. Ele não queria abrir a porta, mas o motorista não teve alternativa e ‘nos deixou’ usar o transporte público”, disse ele.

Já a enfermeira Flaviana Oliveira disse que não divulgaram com antecedência os itinerários do período de Carnaval, dificultando para as pessoas se locomoverem no Carnaval. “Os motoristas estavam perdidos. Cada um fazia o itinerário que achava melhor.”

A dona de casa Elis Reis sentiu-se bastante confusa com a mudança de rota da linha 3302. “Estava na avenida Pedro II para voltar para casa, no Nova Pampulha. Não passava nenhum ônibus. Então, atravessei a avenida para o outro lado e esperei um tempão o ônibus para o centro. Aí que descobri que todos os ônibus estavam fazendo retorno pela rua Tupis.”

Além da falta de avisos sobre as mudanças dos pontos de parada, a superlotação dos ônibus foi um problema para muitos, como conta a estudante Luana Lott. “Eu cheguei na estação Move da Paraná e os ônibus estavam tão lotados que, ou não cabia ninguém, ou o motorista não abria a porta”, lamenta.

BHTrans diz que problemas foram localizados

À redação do Bhaz, a BHTrans reiterou as informações disponíveis no site da instituição e informou que todos os motoristas são obrigados a parar nos pontos regulamentares. Caso aconteça essa infração, o passageiro deve registrar sua reclamação, com o número do ônibus e o horário do fato, pelo telefone 156 ou no portal da empresa.  Segundo a BHTrans, as estações do Move são monitoradas em tempo real. No Carnaval, existia uma reserva de ônibus nas proximidades e, sempre que necessário, eram acionados. Segundo a instituição, o que pode ter ocorrido é um acúmulo de demanda em função da dispersão de algum bloco.

Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz.

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