Estagiário é demitido por postar foto racista no Carnaval; ‘nada é desculpa para o racismo’

Uma foto postada durante o Carnaval terminou de maneira ruim para um jovem do Espírito Santo. A postagem com uma legenda de cunho racista culminou na demissão do estagiário da empresa Studio Vitória, localizada no mesmo Estado.

No registro, o jovem aparece ao lado de alguns garotos negros desconhecidos com a seguinte legenda: ‘Vou roubei seu celular’. Fato que deixa a entender que os garotos fariam isso por sua aparência e cor.

Um dos sócios da empresa, Fabrício Affonso, que também é negro, postou um posicionamento nesta quarta-feira (14) em que repudia e considera inadmissível a conduta do, agora, ex-funcionário. “Sei o quanto a minha cor é carregada de estigma e sei quantas barreiras tive que enfrentar para chegar aonde eu cheguei”, disse o sócio. Confira na íntegra:

“Gostaria de fazer um pronunciamento em nome da empresa Studio Vitória em relação a uma postagem de um de nossos estagiários no facebook. 
Uma postagem preconceituosa, infeliz e racista.
Eu, Fabrício Affonso, negro, nascido em bairro de periferia da cidade de Alegre, sócio-proprietário da empresa Studio Vitória, considero inadmissível a conduta de qualquer funcionário da empresa nesse sentido. 
Sei o quanto a minha cor é carregada de estigma e sei quantas barreiras tive que enfrentar para chegar aonde cheguei.
Minha mãe, caixa de supermercado, moradora do morro do Wilton, teve que criar eu e meus dois irmãos praticamente sozinha. Eu, com 17 anos, vim pra capital pra estudar, e só consegui me manter porque consegui com muito esforço a bolsa do PUPT (Programa Universidade Para Todos) e depois ser bolsista do Pró – Uni para cursar a faculdade de Educação Física.
Durante os anos de faculdade, eu estagiava em dois lugares e ainda assim, às vezes não tinha o dinheiro para o lanche nos poucos intervalos que tinha. Assim que me formei, me juntei a dois colegas para montar uma empresa.
Hoje, depois de cinco anos, estamos finalmente abrindo uma segunda unidade. Tenho orgulho de proporcionar a meus funcionários, a dignidade que qualquer estagiário merece. Um salário maior que o teto do mercado, um plano de carreira dentro da empresa, e total apoio em treinamento e cursos, pagando inclusive suas inscrições e dando nós mesmos cursos periódicos.
Nos interessa ter funcionários competentes, mas também devidamente motivados e valorizados.
Na hora da seleção dos currículos nossa empresa não possuem cotas para negros. Eles são maioria.
Conheço meus funcionários a nível pessoal, e acredito que a postagem tenha sido profundamente infeliz, beirando a ingenuidade, mas novamente, a empresa não pode compactuar com esse tipo de comportamento irresponsável e muito menos responder por ele. Podem ter certeza que tomaremos as medidas necessárias. Não nos interessa um funcionário com tal perfil.
Nem a imaturidade, nem o carnaval e nem a bebida é desculpa para o racismo.
Nada é desculpa para o racismo”.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!