Guarda-chuva em mãos! Semana deve ser chuvosa em BH; Defesa Civil emite alerta

Na capital chuva deve continuar até no final de semana (Reprodução/Agência Brasil)

Chuva todos os dias. Assim que deve ser a semana dos belo-horizontinos e daqueles que moram na região metropolitana. A meteorologia prevê a intensificação de áreas de instabilidade por toda região Sudeste e isso fará com que as precipitações aconteçam com maior frequência.

Para esta segunda-feira (19), os termômetros devem ficar entre 18ºC e 29ºC com a umidade relativa do ar podendo chegar aos 45% no período da tarde.

Por conta disso, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de pancadas de chuva para a capital durante o dia de hoje. Está previsto de 20 a 40 mm de chuva em BH e região metropolitana. As chamadas chuvas de verão serão acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem alcançar os 50 km/h.

De acordo com o meteorologista Claudemir Félix, do Instituto Tempo Clima da PUC Minas, a tendência é que as chuvas aconteçam em toda Minas Gerais com destaque para a região Oeste. “Em Divinópolis podemos ter chuvas mais intensas, mas isso não acontecerá somente por lá. Em BH, a previsão é de fortes chuvas”, afirmou.

Cuidados com os raios

  • Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
  • Não fique no alto de morros ou no topo de prédios;
  • Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;
  • Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas;
  • Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios (pequenas construções não protegidas, tais como celeiros, tendas ou barracos, veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas);
  • Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;
  • Evite estruturas altas tais como torres, de linhas telefônicas e de energia elétrica.
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!