Governo decide suspender oficialmente a Reforma da Previdência

O governo desistiu de votar a reforma da Previdência. O porta-voz da decisão foi o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, que admitiu haver “insegurança jurídica” sobre a possibilidade de se continuar discutindo a reforma durante o período da intervenção no sistema de segurança do Rio de Janeiro e suspender o decreto para promulgar as alterações na Previdência, como era o plano do presidente Michel Temer. “Hoje, a tramitação da reforma da Previdência está suspensa”, disse Marun.

A decisão de suspender a reforma aconteceu em reunião na tarde desta segunda-feira (19). A decisão veio após a reunião entre ministros e integrantes do Conselho de Defesa Nacional. Na reunião foi constatado que suspender o decreto desmoralizaria a intervenção.

Com isso, o presidente se contradiz em relação ao anúncio feito na última sexta-feira (16), em que afirmou que a intervenção militar no Rio de Janeiro seria suspensa no momento em que a proposta alcançasse os votos necessários para sua votação.

Com o novo cenário traçado, o Governo Federal deve iniciar uma agenda paralela à reforma e começar a implementar medidas econômicas, como a privatização da Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobras), revisão de desonerações e a apresentação de um pacote para a segurança pública.

 

 

 

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!