Orientações de como negros devem ‘sobreviver’ à intervenção militar no RJ gera polêmica; assista

Circula pelas redes sociais um vídeo onde três homens dão dicas de como a população negra deve sobreviver no Rio de Janeiro durante a intervenção federal. Spartakus Santiago, AD Junior e Edu Carvalho destacam que o objetivo da publicação é alertar os negros sobre as dificuldades que encontrarão ao andarem pelas ruas da capital fluminense.

“Nós negros sempre somos alvos de abusos e retaliações. Se você é negro presta atenção nisso que a gente vai falar”, diz o trio. No entanto, o vídeo que já foi assistido por mais de 2,3 milhões, tem causado diversas reações: desde apoio a críticas afirmando que ele contribuiu para a propagação do racismo no país.

Entre as dicas destaque para: evitar sair de casas em altas horas, pois além de negro a pessoa passa a ser considerado bandido; se for andar com algum objeto caro, como uma câmera, deve ser levada a nota fiscal do produto para provar que o produto é da pessoa; denunciar abuso de poder; ter sempre o telefone de um amigo ou advogado e evitar usar guarda-chuva em ambientes com muitas pessoas, pois pode ser considerado uma arma de fogo.

Em um dos comentários uma internauta parabeniza a atitude dos meninos ao gravarem o vídeo: “Enquanto essa realidade não mudar, façam barulho! Se isso não mexe com a sociedade, vamos incomodar até mexer, compartilhando já!”.

Um internauta negro repudiou a publicação e classificou como “frescurinha”. “Sou negro, fui abordado inúmeras vezes, e nunca apanhei de ninguém! Então, vocês têm que fazer vídeo pras pessoas não usarem drogas! Façam vídeo pra que as pessoas não mintam para os militares. E se for pego com drogas, abra a boca e acuse onde é a fonte!”, disse.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!