Teste do sexo oposto no Facebook pode colocar seus dados em risco; saiba mais

Na última semana, houve um boom de um texto no Facebook de um site chamado Kueez, que converte os rostos dos usuários para sua versão de gênero oposto. Entretanto, em meio à euforia, surgiu a informação de que o app estaria aproveitando para roubar dados dos internautas tais como, acessos, senhas etc. O assunto tomou uma enorme proporção, inclusive, com páginas alertando para evitar o uso do app.

De acordo com análise do portal Olhar Digital, o site Kueez é operado por uma empresa identificada como Yoto Media Group. Além disso, na política de privacidade constam as seguintes informações:

“Nós podemos compartilhar informações agregadas dos nossos usuários, após excluir as partes identificáiveis, com determinadas empresas que tiverem o interesse em oferecer a você certos conteúdos promocionais que possamos achar relevantes para você”

“Nós podemos compartilhar suas informações pessoais parcial ou integralmente com nossas subsidiárias, outros sites operados por nós, joint ventures e outros afiliados confiáveis que nós temos ou possamos vir a ter no futuro”

“De acordo com o nosso Termo de Serviços, podemos usar o conteúdo enviado por você (incluindo suas fotos e de outras pessoas vinculadas à sua conta no Facebook) para aparecer como parte integral de partes dos serviços que oferecemos (por exemplo, sua foto pode aparecer em alguns quizzes ou games até mesmo para pessoas que você não conheça)” (sic).

Em primeiro momento, é possível entender que o documento permite que a empresa possa compartilhar informações de usuários com outras empresas para fins comerciais. Além disso, a Yoto afirma que pode usar sua foto em outros jogos no futuro, sem pedir sua permissão, exibindo-a inclusive para pessoas que você não conhece.

Kueez responde

Ao Olhar Digital, o site de testes respondeu alegando que não armazena os dados dos usuários. Confira a nota na íntegra:

“O Kueez não armazena nenhuma informação pessoal sobre o usuário. O que nós guardamos é ID de usuário, email, nome e resultado da foto para oferecer uma experiência melhor de usuário (como recomendações), o que é padrão. O propósito do Kueez é gerar um resultado personalizado, e, portanto, precisamos de acesso a alguns dados que são fornecidos por meio do plugin do Facebook e totalmente de acordo com as políticas do Facebook. É importante notar que as permissões que pedimos são baseadas no próprio quiz.

Por exemplo, nós precisamos de sua foto pessoal para modificá-la e apresentar uma versão sua com o gênero oposto. Se o quis é sobre signos do zodíaco, nós pediremos pela sua data de nascimento. A informação é apenas voltada para uma melhor experiência de usuário – todas as informações são usadas para a criação do resultado e nós não as armazenamos”.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!