Home Veículos Acelera aí [Acelera Aí] Minas Gerais abre a temporada brasileira de rali em março

[Acelera Aí] Minas Gerais abre a temporada brasileira de rali em março

Começa por Minas Gerais, de 9 a 11 de março, a temporada dos campeonatos brasileiros de rali nas modalidades cross-country e baja (Rally Minas Brasil), mais precisamente na bucólica Conceição do Mato Dentro, a 160 quilômetros de Belo Horizonte. A escolha do local, contudo, não foi porque se trata de uma cidade acolhedora. Mas porque as estradas e trilhas da região são ideias para a prática de esportes motorizados, como o rali.

Categoria UTV será uma das mais disputas na etapa de Conceição do Mato Dentro (Foto: Rallymasters / Divulgação)

O CEO da Rallymakers, organizadora do evento, Fernando Bentivoglio explica que o percurso tem características diferentes das provas de abertura da última década. “Começaremos com um rali bem difícil, em meio a montanhas e com todas as variáveis desejadas para este tipo de relevo”, acrescentou. Segundo ele, haverá trechos de trial, subidas e descidas íngremes, muitas curvas, erosões.

A competição terá uma prova especial de cerca de 150 quilômetros, passando pelos distritos de Córregos, Tapera e Santo Antônio do Cruzeiro. “Será uma competição emblemática, pois passaremos por locais que guardam parte da história do período colonial, com arquitetura típica da época do século 18, com igrejas, capelas e casarões”, observou Bentivoglio.  Segundo ele, o nível técnico do percurso está extremamente alto, com obstáculos que resgatam o antigo espírito do rali cross-country.

Categoria Quadriciclos (Foto: Rallymasters /Divulgação)

O Rally Minas Brasil será disputado por motos, quadriciclos, UTVs (bajas) e carros (pick-ups, SUVs e jipes). Os participantes já inscritos esperam prova com disputas acirradas.

A expectativa é a presença de cerca de 100 veículos e duplas, mas este volume no grid importa menos. “Em competições de rali vale mais a qualidade e capacidade dos participantes do que a quantidade”, reforça Bentivoglio.

Daniel Costa, que mora em Conceição do Mato Dentro, pensa que não será nada fácil. “Deverá ser a melhor prova dos últimos tempos”, salienta o piloto, que vai correr de UTV Can Am X3.

Categoria Motocicletas (Foto: Rallymasters / Divulgação)

Conceição do Mato Dentro é bastante conhecida pelo turismo de aventura e já foi palco de diversos eventos esportivos. Pela primeira vez, porém, receberá uma etapa conjunta do campeonato nacional e estadual de rali.

A cidade é um verdadeiro paraíso ecológico e considerada a capital mineira do ecoturismo, sendo a sua principal atração a Cachoeira do Tabuleiro – eleita pelo Guia 4 Rodas como a mais bonita do Brasil. O competidor do Rally Minas Brasil deve aproveitar a oportunidade e conhecer também a Cachoeira Rabo de Cavalo, Cachoeira de São Miguel, Poço Pari, Poço Piraquara, entre tantos outros pontos para o turismo. Para quem for participar ou prestigiar o Rally Minas Brasil, a organização sugere levar familiares e amigos.

Cachoeira do Tabuleiro, uma das belezas naturais de Conceição do Mato Dentro 

A próxima etapa do Rally Minas Brasil acontece no Rio Grande do Norte em abril, em cidade a ser divulgada.

SERVIÇO:

O que: Rally Minas Brasil

Quando: 9 a 11 de março de 2018

Onde:  Conceição do Mato Dentro, a 160 quilômetros de Belo Horizonte

Organização: Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro e Rallymakers

Supervisão: CBM, CBA, FMEMG, FMA, RCMG

Inscrições e informações: www.rallymakers.com.br

Acelera Ai

Acelera Ai

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

Comentários