Familiares pedem doações de sangue para professor da UFMG que contraiu febre amarela

Familiares do professor de medicina Rodrigo Bastos Fóscolo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estão pedindo por meio das redes sociais doações de sangue para o docente. Pelo Facebook, um dos sobrinhos de Fóscolo afirmou que ele está em estado grave e que o diagnóstico de febre amarela já foi confirmado.

O médico está internado no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte. Apesar da publicação do sobrinho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) afirma que exames estão sendo realizados e que somente os resultados vão confirmar se ele contraiu a doença. Por meio dos laudos também será possível saber se o professor havia tomado a vacinado contra a doença.

Além de familiares e amigos, pacientes de Fóscolo também pedem ajuda para que ele receba doações. O estado de saúde do professor tem gerado comoção. “Estou transtornada. Sou paciente dele há longos anos e estou abalada com o que ele está passando. Estou em orações”, escreveu uma mulher no Facebook.

Rodrigo possui graduação em Medicina e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela UFMG. Ele também é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Diabetes mellitus, Resposta Metabolica ao Estresse e Educação Médica.

Doença já matou 86 em MG

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG) divulgou o Informe Epidemológico com o número de mortes por febre amarela registradas até a terça-feira (20) no Estado. Ao todo são 86 óbitos, somando 222 casos. Segundo a secretaria, continuam em investigação, 505 casos suspeitos da doença.

Dos casos confirmados, 199 são homens e 23 mulheres. Já dos que resultaram em morte, 3 foram do sexo feminino, o que representa 3,5% do total de óbitos confirmados até então. Em relação ao informe epidemiológico anterior, divulgado no último dia 15, foram dez novos óbitos.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!