Chuva de ontem foi considerada uma tragédia; mas não para os reservatórios da Copasa

Sistema Rio Manso opera hoje com 83,3% de sua capacidade de armazenamento

O belo-horizontino deve acostumar-se a levar o guarda-chuva sempre que sair para o trabalho. A chuva deve continuar a cair diariamente por pelo menos mais 12 dias, dando uma trégua somente a partir de 8 de março, segundo previsão do Instituto Clima Tempo.

De acordo com a previsão, serão chuvas típicas de verão, com pancadas principalmente à tarde, não estando descartados temporais como o deste sábado (23), quando parte de Belo Horizonte, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, ficou, literalmente, debaixo d’água. Nesses próximos 12 dias, a temperatura deverá oscilar entre a máxima de 31 graus e a mínima de 16 graus.

Este ano está sendo um verão de muita chuva, conforma atesta a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Na região dos quatro sistemas que abastecem Belo Horizonte e  municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) choveu mais que a média para o mês e mais, também, que o volume de chuvas registrado ano passado, em fevereiro.

Na região do sistema Rio das Velhas, choveu quase três vezes mais que a média histórica do mês e quase o dobro do volume registrado ano passado; nas proximidades dos demais reservatórios da Copasa, choveu, em fevereiro deste ano, pelo menos o dobro da média histórica. Confira os números na tabela da Copasa:

As chuvas de janeiro e fevereiro deste ano contribuíram, também, para que as barragens que compõem o Sistema Paraopeba (Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores) conseguissem aumentar o volume de água armazenado. Entre 26 de janeiro e 25 de fevereiro, o percentual acumulado de água nas três barragens  subiu de 58,8% para 65,7%. Como a estação chuvosa irá durar pelo menos mais um mês, a expectativa da Copasa é de que se consiga chegar a pelo menos 70%.

Marcelo

Marcelo Freitas é redador-chefe do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!